sexta-feira, 25 de março de 2011

UM PARAIBANO VENCEDOR - FRANCISCO RILDO CARTAXO NOBRE -


                Existem pessoas tão especiais, que desejamos  estar  sempre ao nosso  lado.

Existem pessoas tão marcantes e tão amigas, que jamais pensamos na hipótese de um dia vê-las partir . . .    
              Foi essa a sensação de sentimento do amigo e parente FRANCISCO RILDO CARTAXO NOBRE (44 anos), com seu falecimento prematuro em 12 de maio de 2007, na cidade de Rio Branco-AC., para onde, como muitos outros paraibanos, deixaram a sua terra natal em busca de oportunidades profissionais.  Natural de São João do Rio do Peixe-PB., casado com CLEISA BRASIL DA CUNHA CARTAXO e pai de DIGLIANE DA SILVA CAMPOS CARTAXO, filho do Agente Fiscal RAIMUNDO NOBRE DANTAS e de MARIA CARTAXO DANTAS;  sobrinho da saudosa escritora ROSILDA CARTAXO.
               A vida é tão curta. É tão bela. E às vezes, triste. Estar vivo é um luxo. Costumava dizer CARTAXO, como era mais conhecido, formado em Agronomia, pelo Centro de Ciência Agrária da UFPB, em Areia-PB.  Chegou ao Acre em 1986 para trabalhar como técnico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, hoje Secretaria da Produção.  Assessorava associações e cooperativas, incluindo a FETACRE. Era Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida (USA); foi professor da Universidade Federal do Acre e pesquisador do INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; Presidente municipal do PT e Presidente em exercício do PT estadual; ocupou a Secretaria-Adjunta do Governo da cidade de Floresta-AC; assumiu a SEATER – Secretaria da Assistência Técnica, Extensão e Agroflorestal na gestão de JORGE VIANA; na Prefeitura de Rio Branco, exerceu o cargo de Secretário de Planejamento na gestão de RAIMUNDO ANGELIM;  e, por fim, encontrava-se exercendo (licenciado) o mandato de Deputado Estadual e líder do Governo do Estado na Assembléia Legislativa do Acre.
                O plenário da Assembléia Legislativa ficou lotado durante a sessão solene em sua homenagem póstuma.  O Salão, que foi palco de eventos festivos desde a eleição do ano passado, exalava ar de consternação e tristeza pela perda do parlamentar, vítima de complicações respiratórias em conseqüência de um câncer.
                Além dos amigos e familiares, estavam presentes o prefeito de Rio Branco, RAIMUNDO ANGELIM, o representante do governo do Estado, FRANCISCO NEPOMUCENO (Carioca), e os vereadores da Câmara da capital, que suspenderam a sessão para participar da homenagem feita ao colega político.
                Ao abrir a sessão, o presidente da mesa diretora, EDVALDO MAGALHÃES, falou do homem que, segundo ele, “tinha o coração plantado nas colinas e nas ruas do Acre, mas também tinha a cabeça voltada para o mundo”.  Em seguida, surpreendendo todos os presentes e a própria família, ao anunciar o primeiro orador do dia: “Com a palavra, o deputado Cartaxo”.
                Depois de alguns segundos de silêncio, a voz do líder petista foi ouvida na sala, o que emocionou a maioria dos presentes.  Na gravação, CARTAXO fazia um de seus últimos pronunciamentos na Casa, por ocasião de uma sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, proposta por ele próprio e que reuniu várias lideranças ligadas ao meio ambiente.
                O nosso fraterno CARTAXO, foi exemplo de luta e de persistência, mesmo sabendo da possibilidade de partir mais cedo, ele optou por lutar.  Não se exilou.  Lutou até o final e nos deixa uma lição de que a VIDA é um eterno movimento: de paciência, para aguardar o brilho da manhã;  de esperança, para vislumbrar os horizontes e de fé, para enxergar a luz no fim do túnel.


                                                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário