sexta-feira, 25 de março de 2011

Show de Natal

      Segundo os nossos especialistas econômicos, este deve ser o melhor Natal dos últimos tempos para o comércio.  As condições são favoráveis, a indústria está aquecida e preparada para esse acontecimento festivo.   A moeda fortalecida permitiu que importasse produtos do que não tínhamos aqui.  E mais: não temos crise institucional no momento, o desemprego está caindo, houve aumento de renda e as taxas de inadimplência estão estáveis. É isso aí!!!
            Mesmo assim, é necessário que nossos empresários fiquem atentos, cabreiros, e não se limitem apenas a esses prognósticos macro-econômicos, mesmo que sejam verdadeiros, legítimos e tecnicamente irrepreensíveis. Vivemos num mundo globalizado. Do ponto de vista econômico, a maior conseqüência dessa globalização para as empresas é a competição.
            E quem ganha com isto? Ora bolas, o Cliente! A concorrência entre empresas está cada vez mais acirrada. Uma verdadeira “guerra comercial”. Principalmente nesse período natalino.
            Pois, além do preço e prazo para pagamento (a perder de vista!), é necessário atender, servir, satisfazer, encantar, cativar o cliente. Só assim, a empresa, poderá sobreviver, crescer, desenvolver e lucrar satisfatoriamente.
            Foi por esse norte, que as grandes cadeias de shoppings em São Paulo vêm desenvolvendo um programa de auditório com a palestra motivacional “Show de Natal”, voltada exclusivamente para vendedores do varejo. Cujo treinamento é feito pela filial brasileira da Fried-man, consultora criada nos EUA, lá pelos anos 80.
            “Vocês estão na loja para quê?”, pergunta o sujeito à platéia, que grita: “vender”. “Quando?”, continua, “sempre”, berra a platéia.  “Que horas são?”, segue ele. A turma devolve: “showtime”.
            O palestrante (consultor) – Marcelo Chita, dono de um estilo próprio (domador de palavras), de uma verve apurada e de extrema competência, diz que vendedores precisam ser artistas e que a venda é um show (daí o bordão do “show time”, hora do show, em inglês, repetido à exaustão). Nessa turbulência emocional, ele começa propondo um momento de reflexão: “Como você fechou 2007?” Aquele silêncio.  “Já escreveram a cartinha para o Papai Noel?”, pergunta à turma, como um tom mágico de efervescência intelectual e musical.
            E o melhor: o espírito natalino então baixa no lugar, que é “tempo de fraternidade, de ter sonhos e metas”. Ele não chega a colocar a trilha sonora “Então é Natal” (versão em português de “Happy Xmas”, de Jonh Lennon e Yoko Ono). Mas conta uma história sobre Lennon, com a seguinte moral: simplesmente, creia nos seus sonhos! Completando, eu diria: ... porque através deles você se liberta e transgride. O Consultor, finalizando, afirma: “Papai Noel existe, e é você que trabalha no varejo”.
            Feliz Natal!!!  Com boas compras, bons negócios.


                                                              LINCOLN CARTAXO E LIRA
             
             
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário