sexta-feira, 25 de março de 2011

PRECONCEITO RACIAL NA UNIVERSIDADE

          Sobre esse tema, a antropóloga Maria Suely informa que em pesquisa realizada recentemente em São Paulo, a primeira pergunta era: “Você acha que existe preconceito racial na sociedade brasileira?”. Quase 100% dos entrevistados responderam que SIM. E a segunda pergunta era: “Você tem preconceito?”. Quase todos responderam que NÃO. “Então, sobre a questão: quem é que tem preconceito?”, pergunta a professora.
            Outros estudiosos comentam de que no Brasil não há preconceito de raça. O problema é de classe. Ou seja, a fórmula é de que branco pobre é NEGRO, e negro rico é BRANCO.
            Como se vê, lamentavelmente, existe esse preconceito arraigado em nossa sociedade, apesar de todo rigor de nossa legislação contra essa manifestação (infelizmente oculta!).
            Nem por isso, analisando de maneira “desapaixonada”, justifica que a Universidade, fonte de produção de conhecimentos e de formação à cidadania, pretenda adotar (algumas já adotando) o regime de cotas para negros. Como forma de corrigir uma crise bombástica de injustiça social, como se branco lá não tivesse também a sua injustiça!
            O pano de fundo do debate, a bem da verdade, está na escola elementar e na escola média, que continua na mais baixa escala de indigência. Fazendo com que os alunos (branco ou negro) sejam barrados no vestibular, não por suas raças, mas por não terem atingido o nível mínimo e básico de conhecimento para ingresso na Universidade.
            O receio dessa “embromacion” – esdrúxula e ilegítima – é que se venha institucionalizar essa prática em todas as Universidades. Ai sim, o preconceito deixa de ser “obscuro” para ser totalmente “transparente”. Com críticas, piadas e ressentimentos se sucedendo, como já vem ocorrendo, numa avalanche de racismo inimaginável!
            Sem querer fazer trocadilhos baratos, o importante é lutarmos pela criação de uma sociedade igualitária, onde negros e brancos convivam com os mesmos direitos e possibilidades de ascensão social.
           



                                                                LINCOLN CARTAXO DE LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário