sábado, 24 de fevereiro de 2024

O marinheiro Popeye

 

           Sim. Eu tive um mundo de quadrinhos, quase que literalmente. Onde me divertia, e onde me informava também. Razão pela qual tive uma infância privilegiada cheia dessas estórias, notadamente com o marinheiro Popeye e a sua trupe. Ele se projetava como guru forte e confiante.

            Esse personagem tão adorado completa 95 anos comendo latas de espinafre e fazendo sucesso. Popular nos jornais e na TV, ele fez as pessoas se alimentarem bem, mas não largou o cachimbo nem as brigas.

            Poucas pessoas sabem que o personagem do Popeye (Arm Wrestle) realmente existiu. Seu nome verdadeiro era Frank “Rocky” Fiegel, nascido na Polônia em 1868, emigrou com a família para a América onde ingressou na Marinha.

            Ele quando estava com crianças, segurava o cachimbo com o canto da boca e contava-lhes as travessuras da sua juventude, muitas vezes gabando-se de sua força física e afirmando em voz alta que o espinafre é o alimento que o torna invencível.

            O criador do personagem do Popeye, Elzie Crisler Segar, nasceu em Chester e foi uma das crianças que teve o privilégio de ouvir ao vivo as histórias do ex marinheiro.

            É decerto notável que suas características são engraçadas e inconfundíveis: com braços grossos, caolho, e rosto deformado, e usa sempre um cachimbo no canto da boca. Sua arma secreta é uma lata de espinafre usada sempre nos momentos de perigo. Está constantemente salvando sua namorada Olívia Palito das perseguições de Brutus.

            “Eu sou marinheiro Popeye”, sua marca musical, é um cara cheio de boas intenções que acaba de desembarcar em Sweethaven, uma cidadezinha portuária onde conhece aqueles que serão seus melhores amigos, incluindo um homem viciado em hambúrgueres e Olívia Palito, que se torna sua amada. Porém, há quem não queira fazer bem ao povo local, e para protegê-los Popeye precisa da força fornecida pelo espinafre, uma comida que ele detesta.

            Além do espinafre, há outros motivos que tornam Popeye especial. Ele foi o primeiro personagem de quadrinhos a ganhar uma estátua pública. Isso foi em 1937, em Crystal City, uma cidade de produtores de espinafre no estado DO Texas.

            Popeye virou até filme em 1980, gênero comédia musical, dirigido por Robert Altmar, com destaque para indumentária dos personagens de um esmero sem igual, com recriação muito fiéis do que víamos na versão animada. Conseguindo cativar pelo humor infantil e pela lembrança sobre o clássico figurante.

            No baú das minhas recordações as aventuras de Popeye serão sempre lembradas com alegria e nostalgia.

 

                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA

           

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário