sábado, 20 de maio de 2023

Xenofobia contra nordestinos

 

            Advogada que fez declaração de xenofobia contra nordestinos é exonerada da Comissão da Mulher Advogada – OAB de Uberlândia, como também, a Defensoria Pública de MG pede indenização de R$ 100 mil.

            Eita gente esquisita! Não. Não tenho estômago para isso. É notório que a referida advogada teria explicitamente incitado a discriminação do povo nordestino, a que configura crime pela nossa legislação.

            Eu, particularmente, repudio de forma veemente as expressões chulas utilizadas que materializam preconceito e discriminação contra o nosso povo nordestino.

            Por vezes me surpreende que essas coisas estejam acontecendo no Brasil. Execrável por qualquer ângulo que se olhe. Declaração destemperadas, preconceituosas e agressivas.

            A mesquinhez do seu gesto dá a medida exata de seu caráter. Comportamento reprovável que macula e desgasta nossa classe (advocacia).

            Foi um espetáculo da vergonha sem vergonha. Contudo, rica em motivos. Perdão! Não posso aceitar isso calado. Não me canso de dizer que tem muita gente decente no Brasil com vontade genuína de contribuir para fazer um país melhor, ao contrário dessa pseudo-advogada.  

            O preconceito contra os nordestinos vem carregado não somente de ódio de classe, mas também do racismo estrutural que tem sua origem da sociedade brasileira.

            Lamentavelmente, a cada resultado eleitoral, a ignorância e o derrotismo de muitos eleitores servem de combustível para as mais sorrateiras expressões de preconceito e racismo.

            Já pensou em um Nordeste independente? Elba Ramalho retratou essa cena em uma música chamada “Nordeste Independente”, composta por Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova, gravada em 1984. A letra traz o cenário do Nordeste auto suficiente e, muito além disso, mostrou que o Sul e Sudeste precisam dos nordestinos para produções econômicas e culturais.

            Como diz o poeta Guibson Medeiros, sempre versátil e boa-praça: “Gosto quando alguém me fala oxente, que é coisa que no ouvido dá prazer. Mas eu tenho um recadinho para você que acha é doutor de formatura, eu sou mesmo comedor de rapadura, e até hoje não encontrei esse defeito. Porque todo portador de preconceito fica curado com uma dose de cultura”.

            É verdade. Essa dose de cultura o nordestino tem: no Enem de 2021, dos dez estudantes que alcançaram nota máxima na prova de redação, sete são nordestinos.

            No nosso linguajar bem nordestino, eu imploro: Senhor, afasta de nós os infeliz, das costas oca, os papangu, as misera e todos aqueles que nos desejam o mal.

            De outra forma, sem freios na língua: vá se lascar!

            Por isso, quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser.

 

 

                                                LINCOLN CARTAXO DE LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário