sábado, 20 de maio de 2023

Trabalho após aposentaria

 

                          

                Fico feliz em saber que o governo britânico quer que aposentados acima de 50 anos voltem a trabalhar. É isso mesmo. A medida inclui incentivos fiscais e programas de treinamento e foi destaque no plano orçamentário divulgado recentemente. Não é caridade, é matemática.

            Acreditam, as autoridades britânicas, que esses profissionais produtivos e talentosos fazem falta no mercado de trabalho e vão ajudar a reerguer a economia do Reino Unido.

            Ademais, o isolamento social e a falta de planejamento financeiro são alguns dos principais fatores de risco para a depressão após a aposentadoria. O problema é cada vez mais comum e só tende a aumentar.

Um estudo, feito pelo Institute of Economis Affairs (IEA), comprova os riscos de deixar de trabalhar para a saúde mental. Constatando-se que a aposentadoria pode levar em 40% as chances de desenvolver a depressão, caso não haja uma preparação para esta etapa da vida: mudando alguns hábitos e atitudes.

Pessoas acima de 50 anos podem ser bem avaliadas por recrutadores, principalmente, por ter maturidade, responsabilidade, experiência e estabilidade.  

Lembrando, sem tirar nem pôr, que a vida só é dura para quem é mole. Digo mais: a vida é um eterno aprendizado e você não pode se fechar para isso. E a continuação do trabalho é uma boa alternativa.

Como sempre digo e repetido: hoje em dia, não só quem tem mais de cinquenta, mas profissionais de todas as idades, devem mudar a cabeça para um olhar não só de procurar emprego, mas de criar suas próprias oportunidades, como autônomo.

O Brasil está em fase de transição demográfica com a população envelhecendo. Esse cenário, aliado à crise econômica, faz com que a faixa dos 50 anos queira retornar ao mercado de trabalho como forma de complementar a renda da família.

Outro aspecto relevante foi o aumento da expectativa de vida, de forma que hoje a grande maioria da população chega na idade da aposentadoria com saúde e disposição, e ainda consegue usufruir dessa etapa da vida.

Dito de outra forma: a antiga imagem do aposentado como um sujeito velho, acabado e doente, perto da morte, não se sustenta mais. Isso é coisa do passado.

A aposentadoria via Seguridade Social não mais representa necessariamente o desligamento da esfera do trabalho, pois como as pessoas estão vivendo mais tempo e com saúde há maiores chances de que não queiram sair do mundo produtivo por não conseguirem se desvincular do trabalho.

Por isso, faço figa e oração, se preciso, para continuar trabalhando. Para mim, é muito mais que uma fonte de renda, é uma realização pessoal. Independentemente da idade.

 

 

                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário