sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LIDERANÇA DA MULHER


            Foi-se o tempo, há anos-luz, em que a mulher (principalmente a mulher tradicional brasileira), pelos seus 6-7-8 anos começava a ser treinada para o casamento e inibida para determinado tipo de liberdade, que hoje, é tão comum e natural.

            De outrora: o enclausuramento da mulher e o impedimento de relações desafiadoras, só resta, tão somente, lembranças e fragmentos históricos.

            Apesar de alguns (poucos) viés caricatos sobre a mulher atual, moderna, é indiscutível o reconhecimento do seu estilo peculiar de Liderança Administrativa - nas organizações privadas ou públicas.

            Os homens já não mais ignoram o seu potencial profissional.  Seja no uso do poder, seja no trabalho de equipe, seja na eficiência interpessoal, seja na administração de conflitos, seja na intuição e solução de problemas, etc.

            Essas habilidades aqui apontadas são na verdade funções simples e diretas como ouvir cuidadosamente e dar um posicionamento claro e direto.  Tal singularidade repousa na atenção que as Líderes Femininas dão às sutilezas das interações humanas, a competência com que usa essas  destrezas e os resultados que suas abordagens produzem dentro das organizações.

            Não é à toa que, geralmente, as mulheres entendem a dinâmica dos relacionamentos humanos e estão mais interessadas nisso do que  a maioria dos homens.  Elas têm melhores habilidades de percepção, são capazes de prestar mais atenção ao seu ambiente, de colher mais dicas e questionamentos, e ter empatia pelos sentimentos e reação dos outros.

            A mulher percebe claramente quando a outra pessoa está aborrecida ou magoada. O homem só desconfia que há algo errado depois de lágrimas, acesso de fúria ou tapas na cara.  Como perpetuadora da espécie e guardiã da cria, a mulher precisava ser capaz de captar mudanças sutis nas atitudes e no humor dos outros.  Daí a razão dessa qualidade  quase que exclusiva.

            Assim, para o bem de nosso futuro, sem prejuízo inarredável da sua áurea feminina, esperamos que essa “liderança” seja cada vez mais acentuada e encorajada.


                                                                      LINCOLN CARTAXO DE LIRA  



Um comentário:

  1. Muito Bom !

    Também tenho um blog de tênis => breakpointbrasil.blogspot.com/<= Se puder colaborar e retribuir o comentário agradeceria muito. Adorei seu blog então continuarei visitando diariamente. Também tenho twitter, se puder me seguir e me listar agradeceria muito.

    Blog : breakpointbrasil.blogspot.com/ ( com quase 1000 seguidores )

    Twitter : @breakpointbr ( com quase 2.500 seguidores )

    Continue assim ! Abraço !

    ResponderExcluir