terça-feira, 29 de outubro de 2019

No caminho certo


            O Brasil não é mesmo para principiantes. A transformação (econômica, financeira e social) que o nosso País tanto precisa não vai acontecer num instalar de dedos. É preciso um novo olhar sobre gestão pública, e a equipe do ministro Paulo Guedes tem feito isso, até agora, com firmeza e eficiência.
            Pois não há superbonder que dê jeito na crise do Brasil, se não pôr em prática as reformas. No caminho do saneamento financeiro, as medidas adotadas (possíveis) já são perceptíveis pela população e pelos agentes financeiros. Seus efeitos se fazem sentir pela melhoria do ânimo do consumidor e do empresariado, com a construção civil se recuperando, a indústria automobilística vendendo mais, o comércio, pouco a pouco, se reanimando. Concordo: ainda é cedo para estourar rojões.
            Apesar das miudezas da política, percebo e deduzo que agenda do “Posto Ipiranga” (leia-se Paulo Guedes) é indiscutivelmente construtiva e virtuosa em qualquer lugar do mundo. Um choque de realidade. Taí a curva do desprego apontando para uma criação de empregos, sem contar um aumento de microempresários gerando mais ocupações. Enfim, um quadro de modesta, mas contínua reconstrução.
            Vale destacar que essas mudanças, ao lado de uma agenda liberal já em andamento, são fundamentais para colocar o Brasil numa rota de crescimento sustentado. Sempre focado ao bem estar de seu povo. Acabando, de uma vez por toda, a prática do Estado agir como um Robin Hood às avessas.
            Tarefa difícil, mas não impossível. É bom lembrar que os países escandinavos (Finlândia, Noruega, Dinamarca e Suécia), por exemplo, que provocam a inveja a muitas pessoas, estão sempre entre os primeiros países colocados nas classificações sociais, ambientais e econômicas. Salientando-se que tais países eram os mais pobres da Europa no começo do século passado.
            Eis aí a chave de tudo: tirar o Brasil da estagnação e da mediocridade. E o caminho são as reformas que já estão ocorrendo.

                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hormail.com
                                            Advogado e mestre em Administração
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário