terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ano 1969


            Há 50 anos, a seleção brasileira se classificava para o Mundial de 1970, em seguida conquistando definitivamente a taça Jules Rimet, com um time fantástico, considerado até hoje, como o melhor de todos os tempos.
            Ainda no ano de 1969, o homem desceu na Lua, artistas geniais faziam músicas belíssimas a cada semana, a nefasta ditadura continuava presente no País. Ufa, foi também a data que cheguei a João Pessoa para estudar e morar juntamente com a minha família. Abastecido com a força descomunal dos meus sonhos e da minha fé cristã. Numa vontade que misturava coragem e perseverança.
            Pois a cidade de Cajazeiras, donde eu vim, foi o berço da minha criação católica e quando criança amava a Igreja. Adorava ir à missa, fascinado por aquele teatro todo – o figurino, as velas, o incenso, as palavras em latim, as cores diferente para cada época: o roxo no Advento, o branco no Natal, o vermelho no Pentecostes. Gostava dos cantos e de como todo mundo se abraçava no final.
            Mais a lembrança marcante mesmo dessa data foi o festival de Woodstock, ocorrido em uma fazenda em Bethel, Nova York, que eu assisti tempos depois no cinema Cine Éden, em Cajazeiras, foi um sucesso musical e cultural. Transformando-se em dos eventos mais significativos do século 20. Foram três dias de música.
            Acreditem: quatrocentas mil pessoas estiveram lá, e poucos incidentes graves foram registrados. Mas a menos de um mês para o concerto ao ar livre que reuniria 32 atrações e um número estimado de 200 mil pessoa, o palco ainda não havia sido montado.
            Choveu boa parte do tempo, assim como por quase todos os dias de festival. Comida, atendimento médico e banheiros, por exemplo, eram problemas monstruosos, que foram milagrosamente resolvidos na base do improviso.
             Olhando-se para trás, o mundo nunca mais teve três dias tão sortudos como aqueles.


                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário