terça-feira, 8 de outubro de 2019

Abuso de autoridade


            Outro dia estava numa fila de supermercado quando de repente um senhor, com aparência ter 65 anos, postado a minha frente, se virou irritadíssimo: “Ele está pensando o quê! Acha que eu sou um babaca!”.
            Esbaforido ao extremo, enquanto arrumava os óculos com aro de tartaruga, o cabelo grisalho penteado para trás e cavanhaque robusto lhe davam o aspecto de um personagem de romance antigo, então ele veio me explicar todo o seu aborrecimento por causa da famosa carteirada sofrida por certa autoridade no estacionamento do supermercado. Aquela do tipo bem da cultura brasileira: sabe com quem está falando?
            Parecia uma lição de esculacho. Depois eu disse para mim mesmo: infelizmente trata-se de um autoritarismo rotineiro e esquizofrênico, especialmente nos momentos em que os “donos do poder” têm seus interesses pessoais confrontados. Ou seja: aos cidadãos comuns, o rigor da lei; aos “donos do poder”, os privilégios e a faculdade de exercer, permanentemente, o arbítrio (do manda e desmanda).
            Ainda bem que o projeto da Lei de Abuso de Autoridade, cujos trechos vetados e depois recuperados pelos parlamentares serão incorporados à legislação quando forem promulgados e publicados no Diário Oficial da União. Dando, assim, um basta ao que há de mais abjeto na conduta humana, que é subjugar o próximo, ao arrepio da lei.
            Voltando ao senhor do supermercado. Quando diz que não é babaca em consequencia ao “abuso de autoridade”. Ora, a primeira regra para não ser babaca com os outros é: não seja babaca consigo mesmo. Se agir mal consigo mesmo, provavelmente agirá mal com os outros e, se agir mal com os outros, eles farão o mesmo com você. Por isso, não saia por aí se odiando ou se sentindo uma pessoa humilhada. Agora você tem como enfrentar e coibir esse tipo de arbitrariedade.
            Não custa lembrar que “aquele que carrega os símbolos da autoridade não necessariamente os possui”.       


                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                          Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário