segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A prática de escrever


            Quer saber? Existem alguns amigos que já me manifestaram desânimo à primeira tentativa de rabiscar umas linhas: “Não consigo juntar duas palavras. Falta-me assunto...”.
            Quer sinceridade? Não é assunto que falta. O assunto está aí, a todos os momentos, diante de nós, quase palpável, perceptível sob qualquer prisma. O que falta é um pouco de esforço (mental) para atingir esse objetivo. Aliás, já dizia o grande escritor português José Saramago: “Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não”.
            A prática de escrever não é fácil. Também não é tão difícil como tantos imaginam. Ela é reflexo da boa leitura. Ninguém escreve sem antes ter uma boa bagagem de leitura. Vai ter que passar por cima de mim o jovenzinho ranheta adepto da frase “Machado de Assis é um saco”. Já briguei com muitos moleques por causa disso. O famoso autor de Dom Casmurro é ainda um dos maiores nomes quando se pensa em bons livros – e não à toa, mas pelo puro mérito de saber costurar palavras da maneira invejável. Como sempre digo: ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.
            Nem vou me alongar muito aqui sobre o referido tema. Porém, dizer ainda que o ato de escrever também estimula o cérebro (existem diversos estudos publicados sobre isso). Um deles defende inclusive que as crianças precisam do movimento da escrita para seu desenvolvimento cerebral, pois sem isso elas teriam alguma deficiência na fase adulta.
            Ao testarem estudantes, através de pesquisas, descobriram que, quando faziam redações escritas a mão, eles geravam mais ideias do que quando as faziam usando computador. Eu, particularmente, no momento que estou meio travado de ideias, gosto de escrever a mão. Quando já tenho a ideia é preciso apenas tirá-la da minha cabeça para destrinchá-la melhor.
            Sacou, né? A boa leitura faz você escrever por osmose.


                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                             Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário