terça-feira, 29 de maio de 2018

A beira do colapso


            Desde que escrevo neste espaço, tenho dedicado meus textos às pessoas, de algum modo, como também, aos acontecimentos que norteiam e afligem o nosso País. Como é o caso da “greve dos caminhoneiros”.
            Terrível, não? Até uma hamburgueria de Planaltina, no Distrito Federal, adotou um modelo estranho para entregar encomendas durante a paralisação dos caminhoneiros: delivery a cavalo. Foi alternativa encontrada para driblar a falta de combustível.
            A paralisação promovida por caminhoneiros afetou o nosso cotidiano. Não só o bloqueio das rodovias, como o cancelamento de voos, a falta d’água em algumas cidades, suspensão da coleta de lixo, hospitais prejudicados por falta de medicamentos, o desabastecimentos de alimentos e insumos etc.
            Nesse clima de greve, temos que ter cuidado com o palavrório pontuado de civismo duvidoso. Não vejo maiores problemas em adotar medidas marcadamente autoritárias para defender o nosso direito de ir e vir, previsto na nossa Carta Magna.
            Não sou de fazer média, não tergiverso. Essa crise do combustível, além de fatores exógenos da economia (câmbio e o preço-barril do petróleo), é decorrente da má administração do governo Dilma que deixou a Petrobras, em 2016, com uma dívida brutal de R$ 450 bilhões.
            Como se não bastasse, a Dilma em vez de investir numa malha ferroviária achou melhor promover uma avalanche de dezenas de milhões de novos caminhões no mercado, criando uma bolha do frete que persiste até hoje. Crédito, à época, ofertado pelo BNDES, era de 100% do valor do veículo, juros fixos de 7%, para pagar em 8 anos. Financiamento de caminhões novinho a preços de carrinhos de brinquedos.
            Ficamos por aqui. Apelando para que a ordem seja restabelecida, que a autoridade dispõe em favor da segurança dos cidadãos, sem excesso, mas com firmeza.


                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração

                                            
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário