terça-feira, 22 de maio de 2018

A busca pela felicidade


             No início deste semestre, a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, inseriu na grade da faculdade de psicologia o curso “Psychology and the Good Life”, um apanhado de aprendizados sobre como ser feliz. Em poucos dias, o curso tornou-se recordista em número de matrículas (1.200) nessa referida universidade, fundada em 1701.
             Então, por que tanta gente está recorrendo a professores para desvendar o caminho da felicidade? “Algumas pessoas são naturalmente otimistas e felizes – é genético. Mas o que a maioria das pesquisas mostra é que todos podem aumentar a felicidade com algumas práticas. O problema é que essas práticas dão trabalho”, explica a professora Laurie.
            Entre esses aprendizados, destacaria aquele que nos leva a se concentrar em gerar emoções positivas como amor, perdão, gratidão e compaixão. Note que todas essas emoções envolvem outras pessoas. Não se pode ter emoções positivas em uma ilha deserta. Achar que tudo é com você só gera infelicidade.
            Tenho para mim que certas pessoas acreditam que poderiam cultivar a felicidade em laboratório. Isolam-se do mundo, expulsam as pessoas complicadas de sua história e as dificuldades de sua vida. Comportamento de mau gosto e um atestado de indigência intelectual.
            Portanto: curta seus amigos, brinque com os seus pais, beije-os, toque-os. Dê mais valor ao conteúdo do que a embalagem - valorize-se o que você é. Seja feliz do jeito que você é. Como se diz “A felicidade não é um destino. É um método de vida”. Busque ser eficiente, lúcido e trabalhe em equipe. Mas não viva para trabalhar – trabalhe para viver. Aposente-se de seu trabalho, mas não aposente sua inteligência.
            Mas uma coisa parece-me evidente: felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos. Procurando viver cada minuto como um momento inesquecível.

                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário