domingo, 6 de maio de 2018

Chico Buarque


            Até que enfim consegui realizar um grande sonho: assistir um show ao vivo desse gênio, mestre e grande poeta da música popular brasileira. Eu bebo na fonte de Chico. Ele é realmente insuperável, arrasa em tudo que faz em termo de música.
      Esse show, chamado “Caravanas”, baseado no seu mais recente disco, ocorreu no Teatro Guararapes, último sábado (5/5), em Olinda. O repertório contempla canções novas, como também, clássicos da respeitada carreira de mais de cinco décadas, como “Retrato em branco e preto”, “Iolanda”, ”Partido alto”, “Todo sentimento”, “Sabiá”, “Geni e o zepelim”, “Futuros amantes” e “Paratodos”.  
            Foi, sim, uma satisfação vê-lo no palco. A bem da verdade, eu estava ali para reverenciá-lo por tudo aquilo que ele representa para nossa cultura musical. Não importa qual seja a posição política do Chico Buarque, o que importa é a sua genialidade: de cronista e letrista. Alguns babacas, intolerantes, por sua vez, ficam tirando sarro dessa situação (ideológica). Pura idiotice, santa ignorância!
            Chico continua soberano, estilo elegante, sóbrio e ao mesmo tempo coloquial. Apesar de sua idade (73 anos), apresentou-se com incrível performance: cantando, dançando e brincando com público. Às vezes, o cantor titubeia, esquece a letra e é socorrido pela plateia que o admira com fervor.
            Nesse passeio “buarqueano”, veio-me à cabeça o elogio feito por outro poeta maior Carlos Drummond de Andrade, através de uma crônica, quando Chico lançou a música “A banda”: “E se o que era doce acabou, depois que a banda passou, que venha outra banda, Chico, e que nunca uma banda como essa deixe de musicalizar a alma da gente”.
            O sucesso de Chico, como cantor e compositor, um ourives dos versos e melodias, nos leva a reflexão de que a gente precisa caminhar para um mundo mais sensível, capaz de amar e perdoar.

                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                     lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração



Nenhum comentário:

Postar um comentário