terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Urgência na Reforma Previdenciária

             O debate escuso (contrário) à reforma da Previdenciária tem cheiro de filme queimado. Não sem razão. Regimes de aposentaria concebidos no século 20 não dão mais conta da nova realidade demográfica. A alta das expectativas de vida e o declínio das taxas de fertilidade, ambos dramáticos, implicam uma escalada das despesas que, cedo ou tarde, será insustentável.
            Nossa Previdência tem um déficit hoje de 180 bilhões. Sem a reforma, serão mais R$ 45 bilhões no ano que vem e outro R$ 50 bilhões no ano seguinte. Quando chegar 2020, poderá haver cortes de remunerações. Somos um país jovem e desigual que gasta com previdência 13% do PIB, mais do que o Japão, que têm três vezes mais idosos.
            Sejamos honestos: alguns políticos tratam como batalha aquilo que deveriam tratar como solução. Para eles, apoiar tal reforma agora é perder votos e comprometer a reeleição! Pode haver intenção mais canalha do que essa ao preparar-se claramente para mentir, ou omitir, sem escrúpulo algum? Retrato daquilo que Ruy Barbosa classificava de “política com pê minúsculo”. Daí a frustração da sociedade.
            Não podemos desdenhar o diagnóstico certeiro feito pelos especialistas no assunto ao dizer, com a reforma da Previdência perde a elite bem remunerada dos servidores públicos com a redução de privilégios concedidos a grupos que estão entre os 5% ou mesmo entre o 1% mais rico da população.
            Logo, o único jeito de atacar a dívida pública para valer é corrigir as distorções da Previdência Social. Não há escapatória: o Brasil precisa enfrentar o problema; quanto mais cedo e mais transparente, melhor para as contas públicas e para a nossa democracia. Chega de mais desilusão, desencanto e revolta. Vamos encarar os fatos agora!
            Muitas lutas nos esperam pela frente. E a reforma da Previdência é a nossa grande prioridade.

                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                        Advogado e mestre em Administração

               

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário