terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Fim da revista “Caros Amigos”

            Qualquer revista ou jornal de expressão que fecha as suas portas eu fico desolado, muito triste. Pela simples razão: independente de sua linha política editorial é uma fonte de saber que vai deixar de nos alimentar conhecimentos.
            Mesmo expondo abertamente o seu viés esquerdista (frise-se Lula, Dilma e Cia), lamentável que a revista “Caros Amigos” tenha deixado de circular nesse vendaval de mudanças tecnológicas e seus impactos nas relações sociais, na comunicação de massa, na reorganização das sociedades e mercado. Cuja leitura eu acompanhava desde 2005.
            Foi, sim, o fim de um jornalismo vibrante, curioso e bem-humorado. O mais das vezes alguns articulistas esbravejavam, ironizavam e até ignoravam a realidades de fatos históricos da nossa estridente política. Satanizavam por demais o governo Temer, igual a todos os governantes de direita. Ah, claro. Um pote até aqui de mágoa.
            Apesar das dificuldades financeiras, em nenhum momento deixou-se de pensar na qualidade e relevância das pautas e temas. Seu diretor-geral, Wagner Nabuco, primava por isso. Procurava sempre produzir um veículo crítico para se contrapor ao jornalismo hegemônico. Quer queira quer não, sua ausência empobrece o debate.
            Tenho comigo certo senso de que a democracia, a justiça social e a defesa da nossa soberania dependem e precisam de pluralidade de vozes de pontos de vista. Sem uma mídia democrática não haverá um Brasil democrático, mais justo e igualitário. Fortalecer as grandes corporações midiáticas é esmagar a mídia alternativa. Tem mais: li outro dia que um dos motivos fortes para a quebra da indústria de mídia deve-se a quebra da confiança do público. Algo que não estão levando em conta.
            O fim da revista “Caros Amigos” deixa diminuta a grande imprensa. Apelamos, porém, para que os seus ex-articulistas, a exemplo de Frei Betto, Gilberto Felisberto, José Arbex Jr. e tantos outros, continuem militando de maneira independente, responsável e, acima de tudo, colaborativo.

                                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                     lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                        Advogado e mestre em Administração
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário