segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A falta de tempo

            Ao aproximar-se o final do ano, nada mais justo, principalmente para quem continua na labuta como eu, verificar se estamos trabalhando demais e vivendo “de menos”. De montanha-russa, basta a vida.
            Tal percepção ocorre em toda sociedade, mas talvez ainda mais entre gestores, empreendedores e outras pessoas em posição de liderança. Eles são tão direcionados para a eficiência e a produtividade que acabam esquecendo a qualidade de vida.
            Não por acaso que uma pesquisa feita algum tempo atrás por uma consultoria chamada DMRH constatou que 62% dos executivos brasileiros estão insatisfeitos com as suas rotinas. Se tivessem liberdade para redesenhar seu cotidiano, 7% desses profissionais diminuiriam o tempo dedicado ao trabalho, 80% aumentariam o tempo dedicado à família e 76% dedicariam mais tempo a atividade física e cuidados com a saúde.
            A principal questão aqui talvez seja: por que quase oito em cada dez profissionais brasileiros desejariam trabalhar menos do que trabalham hoje? Ou, dito de outra maneira, por que todo mundo está tão ocupado? A hipótese principal é a financeira.
            Ninguém há de negar que todos nós somos meteorologistas emocionais no que diz respeito às nossas vidas pessoais e profissionais, preocupados com o que está por vir. Esquecendo que a liberdade financeira não significa deixar de trabalhar, e sim ter um emprego que seja prazeroso, colegas queridos e um ambiente de trabalho agradável.
            Até uma geração atrás, o típico “workaholic” se orgulhava de seu estilo de vida. Agora, esse perfil profissional deixou de ser vendável e se tornou um problema. E, como se não bastasse, se sente culpado.
            Você, leitor, Feliz Ano Novo! Não olhe muito para trás nem olhe muito para frente, viva o presente.


                                                LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                 lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                                     Advogado e mestre em Administração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário