segunda-feira, 31 de julho de 2017

Mudança de atitudes

            Há pouco li uma entrevista com o novelista Silvio de Abreu. O craque dos folhetins da Globo. Agora como diretor-geral da emissora, ele conseguiu atingir o ápice de audiência em muito tempo – 66 milhões de pessoas sintonizadas.
            Com maestria e inteligência, com muitas ideias, sonhos e histórias para contar, esse criador de sucessos diz que a novela é mesmo um espelho da sociedade, mas a verdade é que ela não muda a cabeça do público.
            Revela que as pessoas não se tornaram tolerantes com os malfeitos em decorrência do que a novela mostrava, e sim por influência dos exemplos vindos de nossa realidade. As pessoas estão cansadas do mar de lama. Ou seja: o humor do público mudou. Varrer os escândalos para debaixo do tapete é coisa do passado.
            Acrescenta, ainda, que ninguém tem mais interesse de ver tramas pesadas e com muitos personagens negativos, como em “Babilônia” e “A Regra do Jogo”. Todo mundo ficou com ojeriza ao noticiário e, sobretudo, à vilania nas novelas: “Não quero ver na novela uma continuação do telejornal”. Entendeu que o vale-tudo não é o caminho.
            Porém, indo direto ao ponto, acrescento eu: o lado bom nessa história (da entrevista) é que o telespectador aprendeu a descrer de heróis e passou a ter uma visão mais realista da natureza humana. A frustração vem pela constatação da queda do padrão ético de nossos políticos e de nossos líderes empresariais.
            Simples assim. O mais importante no ser humano não é o seu nome ou seu status, mas a sua dignidade e o seu respeito para com o seu país. Logo o telespectador rechaça qualquer personagem (que leva vantagem) associada à organização criminosa.
            Nessa visão, o telespectador está enviando uma mensagem de que temos que modificar nossas atitudes. O Brasil está precisando rever seus conceitos. Vamos começar por nós. Mudança de atitudes já!


                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração
           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário