segunda-feira, 10 de julho de 2017

A deterioração da política

            O prefeito de Bayeux, Berg Lima, escancara sua pequenez moral ao ser flagrado recebendo propina de determinado fornecedor. Comportamento asqueroso. Uma nódoa desmoralizante que vai levar consigo por resto da vida. Nenhuma inteligência, nenhuma virtude, nenhum senso de honra sobrevive a tal situação.
            Tudo isso parece loucura, mas é loucura premeditada. A prática do crime de corrupção tornou-se tão normal e corriqueira - mesmo com a Operação Lava Jato em curso - que ela própria determina os critérios em que será julgada, nivelando tudo por baixo. Transformando-se numa modalidade mais requintada e sutil da canalhice.
            Qualquer observador atento pode notar que a deterioração da política e a petulância dos corruptos provocam merecidas ondas de indignação, cujo risco pode nos levar o desmanche do Estado Democrático de Direito inaugurado pela Constituição de 1988. A afirmação é forte, mas nem por isso menos verdadeiro.
            Tenho sido conhecido exatamente pelo meu otimismo. A meu ver, nem tanto pelas circunstâncias mais pela minha personalidade. Porém, devo reconhecer que certas forças políticas estão nos ludibriando, numa agressão mortal à democracia e à liberdade. Acreditar nessa gente, mesmo por breves instantes, é desmantelar o próprio cérebro.
            Não é à toa, Nelson Rodrigues já alertava: “O mundo só se tornou viável porque antigamente as nossas leis, a nossa moral, a nossa conduta eram regidas pelos melhores. Agora a gente tem a impressão de que são os canalhas que estão fazendo a nossa vida, os nossos costumes, as nossas ideias”.
            Feitas essas indispensáveis observações, parece natural que o eleitor baienense esteja a perguntar-se: onde estávamos com a cabeça quando negligenciamos em eleger o prefeito Berg?
            Enquanto esse tipo de político perder o respeito por nós, nada de sério se poderá discutir no Brasil.

                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                       lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário