terça-feira, 18 de julho de 2017

Casa da Mãe Joana

            Essa expressão de nossa língua portuguesa significa o lugar ou situação vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balbúrdia e a desorganização. Infelizmente, foi o que se transformou o plenário do nosso Senado Federal, na sessão da semana passada (11/7), depois de mais de sete horas de suspensão, com vista à votação da reforma trabalhista.
            Observei tudo aquilo, sumariamente, com um híbrido de espanto e vergonha, como se fosse sim uma “Casa da Mãe Joana”. O espetáculo deprimente foi protagonizado por cinco senadoras da oposição que ocuparam a Mesa Diretora, impedindo que o presidente Eunice Oliveira comandasse a sessão. Tolhido de sua autoridade, ele mandou cortar os microfones, a transmissão de TV e até a luz do plenário. Mesmo assim, elas continuaram com os seus desaforos e devorando até um almoço trazido em quentinhas sob a luz de celulares. Uma cena deplorável!
            Como, reza o chavão, um erro não justifica o outro. Se a reforma é ruim, o dever da oposição é votar contra – e só. Tal atitude não é contra um cidadão comum. É contra a instituição Senado Federal e contra o Brasil.
            Pensando bem, as senadoras, causadoras do frenesi, tentam nos convencer de que estão sendo vítimas de uma manipulação ardilosa. Temos que relembrar o epíteto que diz que “à mulher de Cesar não basta ser honesta, há que parecer honesta”.
            Esse papo de que basta dar mortadela que o povo vota, está mudando. É conversa mole para boi dormir. As causas que nos movem têm, para as senadoras agitadoras, importância secundária. É o jogo da sobrevivência, ainda que às nossas custas e nos enganando periodicamente com malabarismos retóricos indigestos.
            A reação desmesurada é sinal que chegou o fim: de morte morrida, por não ter mais votos para se reelegerem, ou de morte matada, por impedimento legal.


                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário