segunda-feira, 29 de maio de 2017

As entranhas da corrupção

            No último fim de semana, passando pela cidade de Guarabira, em frente ao cemitério local, lia-se uma frase pichada no seu portal de entrada: “Entra Temer!”.
No primeiro momento, até que achei engraçado à irreverência da pessoa que fez a pichação. Depois, refletindo melhor, achei que aquilo era mais do que uma gozação, era uma manifestação em razão do verdadeiro tsunami político que tomou conta do Brasil, que envolvia o presidente Temer com falcatruas e propinas. Tudo na surdina. Cuja delação do dono da JBS, o malfeitor Joesley, expôs as entranhas do grupo que tomou de assalto o País, sem paralelo entre os países democráticos.
            A quem me lê, sabe que eu sempre tive uma posição definida: quem deve tem que pagar. Ora, sobre o caso, o simples encontro clandestino já depõe contra a figura do presidente. Nem interessa se o conteúdo foi editado ou não. Não há que se aventarem teorias de conspiração.
            Outra coisa: o mais grave de tudo isso foi à falta de atitude do presidente diante dos absurdos que ouviu. O fato de não ter dado voz de prisão ou no mínimo comunicar as informações à polícia já desmoraliza seu governo. Até agora, sua explicação para o ocorrido, infelizmente ainda não colou.
            Pior é que o momento retrata um clima de descrença geral. A população apóia e torce pelas investigações, mas não acredita em milagres. Nem por isso podemos deixar de combater a corrupção. Temos que reconhecer, após quase três anos de recessão, estávamos sentido sinais tênues de melhora das condições econômicas. Inflação em queda, juros baixando, produção em tendência de alta e renda das famílias em equilíbrio, com a indicação que o pior já passou.
            Em que pese à expectativa geral de depuração dos agentes políticos do País, o brasileiro está desencantado. Até a esperança, tida como a última que morre, está cansada.


                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                          Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário