terça-feira, 6 de junho de 2017

O crime compensa?

            Hoje, se perguntar algum brasileiro se o crime compensa chegará à resposta inevitável: compensa sim, e muito! A resposta não poderia ser diferente diante do beneplácito que os irmãos Batistas da JBS (Joesley e Wesley) receberam do Ministério Público Federal. Mesmo revelando descaradamente todos os seus crimes de forma irônica que beira a piada.
            O Acordo de Colaboração, feito com esses delinquentes confessos, escandalizou leigos e especialistas. A punição (em dinheiro) foi irrisória em relação do que os dirigentes da JBS afirmaram ter usurpado nas suas traquinagens. Sem falar, o que é inconcebível, da liberdade que lhes foram concedidas.
            Episódio que nos remete àquele folhetim “Vale Tudo”, em que o empresário corrupto dá uma banana ao fugir, de avião, do Brasil. No caso real, para nossa surpresa, foi com a autorização da Justiça. Uma vergonha ímpar e um exemplo de empresários que não pensam em nada além do lucro a qualquer custo.
            Francamente, com as devidas vênias de estilo, a leniência do MPF foi despropositada, mesmo tendo alcançado os seus objetivos na investigação. Não só pela suavidade do acordo, como também, por agravar ainda mais a crise brasileira que, até então, vinha sendo bem conduzida/gerenciada, que pese o mau-caratismo e a falda de patriotismo de agentes públicos e de bandidos travestidos de empresário.
            Na verdade, sem nenhum ismo, cheguei à conclusão: não há mocinho nessa história, só bandidos. Não é só o governo que está enrolado até o pescoço, é o Brasil todo. Fruto da ganância, da ladroagem e da falta de patriotismo. É Lula, é Temer, é Aécio e toda turma de malfeitores que têm levado o País a esse pesadelo sem fim.
            O grande erro de um jogador de pôquer é subestimar seu adversário. Nessa jogada do Acordo de Leniência, o grande vencedor foi os irmãos Batista.


                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                            Advogado e mestre em Administração


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário