terça-feira, 9 de maio de 2017

Agitadores de greve

            Já manifestei aqui neste espaço, por diversas vezes, que sou a favor da greve. Desde que seja um desejo de mudança civilizada, e não aquela imposta pelo medo e pela violência como a que ocorreu recentemente - na sexta-feira, do dia 28/04.
            Está tudo ali, em vídeo, para quem quiser ver. Vi com algo enfadonho e triste. As provocações, prática dos populistas, são como um convidado inconveniente que bebe demais. Quer saber? Não se reforma um país com atos de vandalismo. As conquistas virão através da educação, do conhecimento e do debate franco e aberto. Precisamos, sim, de um amplo entendimento nacional, sem ódios e radicalismos.
            Lá vou eu com Mãe Dináh que morreu em 2014 e, infelizmente, não poderá nos ajudar a saber como a história olhará, daqui a uns 30 anos, para os atuais políticos e para os agitadores sindicalistas: como arruaceiros ou simplesmente como pseudoideológicos.
            Fato a ser considerado, nesta nossa pátria tão mal-amada: o Brasil está em frangalhos, carente de uma visão nacional e, dividido, se radicaliza, abrindo espaço para o ódio e o preconceito. A greve, ora referida, foi uma grande vergonha para o país, com manifestações violentas, com cenas de vandalismo (queima de pneus e ônibus) e com bloqueio de avenidas.
            Se guiarmos um pouco menos por nossos instintos e mais por dados objetivos, chegamos à conclusão que, por trás dessa greve, está o interesse das centrais sindicais, em que os protestos são uma reação à perda de privilégios, caso a reforma trabalhista for adiante. O maior motivo: a perda da excrescência do imposto sindical em torno de 4 bilhões, cujo benefício é para atender a mais de 17000 sindicatos. Não “cola” mais essa aberração, felizmente.
            A boa regra, no entanto, impõe que greves e paralisações ilegais só prejudicam os cidadãos de bem que querem trabalhar e construir um país melhor.


                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                            Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário