terça-feira, 23 de maio de 2017

O depoimento de Lula

            Assisti boa parte do depoimento que Lula prestou ao juiz Sérgio Moro. Confesso que senti um misto de tristeza e decepção ao ver o ex-presidente ali humilhado, de certa forma, também restou humilhado o povo brasileiro, que nele depositou tantas esperanças. Só um incauto que assistiu a tal audiência possa ter outra explicação diferente.
            Até poucos anos atrás, era inimaginável alguém questionar sobre a honorabilidade de Lula. A prova é que ele chega ao fim do seu governo (2010) com uma aprovação popular de 83%. Agora, ele pensa que, se for preso, virará mártir, que haverá guerra civil no País, que o MST marchará com suas bandeiras vermelhas em tom triunfante e desafiador, bloqueando rodovias e parando o Brasil.
            Mais do que nunca, a trupe de Lula está no mesmo barco, cúmplice do mesmo escândalo de corrupção. Território em que circulam mentiras e notícias falsas com notável desembaraço. Ademais, não acho que Lula seja ainda popular a ponto de sua prisão causar abalo na ordem social. Discordo daqueles ao afirmar: prendê-lo será torná-lo mártir e oferecer um discurso político a seus seguidores.
            Numa conversa com amigos, comentei a possibilidade que ele pudesse concorrer à eleição de 2018, para a felicidade dos petistas. Seja para concorrer ou perder. Acontece que, um candidato com tanta denúncia no prontuário e com tamanho bombardeio à sua volta, dificilmente sobreviveria a uma campanha eleitoral.
            A pergunta que não quer calar é esta: como os militantes do PT, que sempre defenderam a boa política e as boas práticas governamentais, estão encarando essa nova realidade? A minha grande preocupação é “o silêncio dos bons”, como disse Martin Luther King.
            Acreditem: estamos iniciando uma nova era da moralidade republicana. Quem viver, verá!
           

                                                     LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                              lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                         Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário