terça-feira, 29 de novembro de 2016

Precisamos mudar nossas práticas

            Que baita constrangimento! Esse é o sentimento do cidadão brasileiro ao testemunhar o espetáculo absurdo e deprimente protagonizado pelos ministros, Gilmar Mendes e Lewandowski, na nossa Suprema Corte.
            Fiquei a monologar: cruz credo! Inacreditável que esse barraco tenha ocorrido na mais alta corte do Brasil. Principalmente agora em que a nossa população encontra-se atônita, perplexa e desesperançada num país à deriva e à esperança de que algo aconteça. A verdade é que não dá para criar atalhos sobre esse tema.
            A situação, em referência, azedou quando Gilmar rebateu a provocação, dizendo que é Lewandowski quem adota posições “heterodoxas”, como teria feito no Senado (a votação fatiada). “Basta ver o que V.Exª. fez no Senado”, disse Gilmar. “Basta ver o que V.Exª. faz diariamente nos jornais”, respondeu Lewandowski. “Faço, inclusive, para reparar os absurdos que V.Exª. faz”, replicou Gilmar. Por sua vez, Lewandowski diz “Por favor, me esqueça”. E por aí vai...
            Beira o ridículo ao falar nisso. É desarrazoado, diante de um quadro tão desrespeitoso. A vaidade e a verborragia deles são latentes. Onde se gaba de suas virtudes e feitos. Um comportamento indigno e aviltante.
            Às favas com o bom-mocismo! Nada justifica tal atitude. A ironia fina, elegante e respeitosa, por exemplo, é admissível durante uma sessão de julgamento. Descabido mesmo, porque desqualifica e fere essa liturgia, é o deboche, por si só escrachado.
            Todos nós precisamos mudar nossas práticas, até os ministros do STF, se quisermos ver o Brasil melhor. Não dá para aceitar uma situação como essa. Seria pueril imaginar que isso não esteja acontecendo.
            Infelizmente, nos últimos anos, em nosso STF, salvo algumas exceções, que está mais para um palco de vaidades do que para um grupo de reconhecido saber jurídico.             
            Espero que mau-exemplo não esteja educando.


                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                            Advogado e mestre em Administração

           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário