terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mercado Público

            É um tipo de espaço, sempre quando viajo, não pode faltar no meu roteiro turístico da cidade que visito. Não tem nada mais representativo da cultura e da história do lugar. Se isso não ocorrer, não é uma viagem completa.
            Agora, temos aqui o novo Mercado Público da Torre, após a reforma feita pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, aonde proporcionando ao público pessoense e aos turistas um local perfeito para fazer compras, para degustação, para diversão...
            Lado a lado com Box coloridos de hortifrutigranjeiros sempre frescos, o visitante dispõe de um completo estoque dos mais variados produtos de nossa região. Dentre os mais procurados estão às frutas, carnes, peixes, queijos, doce, ervas, raízes, artesanatos, artigos religiosos, e por aí vai.
            Para mim, um dos melhores locais do mercado é a praça da alimentação. A energia é fantástica, encontra-se de tudo, o atendimento é sempre solícito e rápido, e o preço bem camarada. Além da cachacinha, tem uma das cervejas mais gelada da cidade. De quebra, tem o cafezinho de antigamente preparado no coador de pano. Como diz um assíduo frequentador: “É bão demais!”.
            No fim de semana, o ambiente ganha um jeitão de refeição no interior. Ali, encontramos uma infinita variedade de pratos. Para quem viveu na cidade do interior - como eu -, é um verdadeiro deslumbramento gastronômico. Como sempre digo, com as veras d’alma, ignorar a cultura de nossa culinária é ignorar a nossa própria cultura.
            O interessante dessas maravilhas é que não é preciso ir a um restaurante caríssimo. Detalhe: o sanduíche equivale uma refeição. Nele tem ovo, queijo, presunto ou mortadela. E alface, para aliviar a consciência. E o tal pastel frito com bacalhau? Hum... Que delícia! Cujo ritual não pode faltar: chupar os dedos para aproveitar os últimos restinhos da mostarda.
            Infelizmente, depois dos 60, já não podemos ser tão relaxado com a nossa saúde. Por isso, procuro controlar minha gula afiada, mesmo diante da vontade desesperadora.
           

                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com

                                       Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário