segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Morte de Fidel

            Quase tudo foi dito sobre essa figura mística e controversa, mas muito longe de ser um grande estadista. Avesso ao livre pensamento - deixou isso claro desde o início do processo revolucionário em Cuba (1959).
            Tem-se falado, e não sem boas razões, quem sabe agora os cubanos possam descobrir como é doce a liberdade, que Fidel escondeu de seu povo com mão de ferro durante meio século. Quem sabe agora eles possam perseguir seus sonhos, conhecer o mundo, prosperar, ler e escreve à vontade, serem donos do seu próprio destino.
            Particularmente, não acredito. Mas seria de uma ingenuidade cósmica imaginar que, com a morte de Fidel, Cuba vá sair de seu atraso econômico e deixar de utilizar a violência e o autoritarismo para calar a dissidência. Uma vez que permanece o ideário revolucionário sob o comando do seu irmão, Raul Castro, e outros seguidores desvairados desse regime ditatorial.
            Olhando em retrospectiva, fica claro que o regime comunista dos Castro foi diretamente responsável pela morte ou pelo desaparecimento de 9.504 pessoas, segundo o projeto Cuba Archive. Só em 2016, já ocorreram 9.125 prisões por motivo político.
            Quando lá estive, visitando a cidade de Havana, em meados do ano passado, senti que o regime castrista era um doente em estado quase terminal. Só para ter uma ideia dessa aniquilação. Ao perguntar a um taxista se estava satisfeito e feliz com a vida que levara, ele assim reagiu: usou a mão para imitar uma arma em direção a sua cabeça. Ou seja, não podia falar, sob pena de ser preso e eliminado.
            A bem da verdade, os seres pensantes de Cuba ou fugiram, foram presos ou fuzilados. Restou uma massa de manobra, os humildes que, por uma ração diária, tocam algum instrumento com a alegria dos ingênuos em busca de míseros dólares.
            Acho difícil que a história o absolva, apesar de ter deixado um legado razoavelmente decente nas áreas de saúde e educação ao povo cubano.


                                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário