sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Futuro das cidades

            Tema que deve preocupar não só os novos gestores, recentemente eleitos para administrar suas cidades, mas todos aqueles que vivem e buscam por uma melhor qualidade de vida.
            É bom prestarmos atenção em uma coisa: nas últimas quatro décadas nosso país transformou-se de majoritariamente a área rural em urbana, ou seja, 80% de nossa população vivem em cidades. Tem mais: todos os dias, as cidades do mundo crescem cerca de 60 km² - uma área equivalente ao distrito de Manhattan, em Nova York.
            O recado dado nas urnas mostra que o eleitor brasileiro não quer simplesmente escolher o “menos pior”. Já não mais aceita atuação de modo empírico, improvisado ou despreparado. Sem falar, evidentemente, do inarredável senso e respeito no trato do dinheiro público.
            “O carro é o cigarro do futuro”. Pincei essa frase do relato de uma entrevista concedida por Jaime Lerner, considerado guru dos prefeitos e urbanistas por sua boa experiência na melhoria do transporte público de Curitiba. Explicando melhor: sua defesa do transporte público não elimina o uso do carro. Mas já antever o fim de uma era do carro. Não é que não vai ter mais, mas ele será usado apenas para viagens, lazer.
            Uma coisa puxa a outra. Segundo o arquiteto, a prioridade para o transporte público pode ajudar o problema da moradia nas cidades. Cada carro ocupa duas vagas, uma em casa e outra no trabalho, o que dá 50m². Isso equivale o tamanho de muitas moradias populares. Resolvendo, assim, o problema de habitação de muita gente.
            Uma vez, em conversa entre amigos, alguém comentou que o prefeito de hoje tem que ter admiração e completo conhecimento da cidade que administra. Não se pode ajoelhar para os automóveis. Tem que priorizar o bem comum, o coletivo, em vez do individual e do privado, cuidar de quem cuida, reduzir desigualdades.
            Estamos aguardando, dos futuros gestores munícipes, um novo jeito de ser, de gerir e de pensar sobre as nossas cidades.


                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                 Advogado e mestre em Administração

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário