terça-feira, 25 de outubro de 2016

Teto de gastos

            Ainda bem que a PEC 241, na 2ª votação na Câmara, teve a sua aprovação. Agora, ela segue para o Senado, que, certamente, será também aprovada.
            Pelo jeito, acabou o Kit de alta ajuda proporcionado pelo populismo escancarado dos governos petistas. Seria uma hecatombe econômica sem precedentes, caso essa PEC           não tivesse êxito na referida votação.
            A PEC 241, no momento, é a proposta mais viável para conter a sangria nas contas públicas e combater a crise econômica. É um remédio amargo e necessário. A dívida do Brasil avançou de 53% do PIB em 2010 para 70% atualmente. Sem a sua aprovação, ela pode atingir 100% em 2020 e continuar a crescer.
            Vale ressaltar que a proposta da PEC prevê a possibilidade de revisão da regra a partir do décimo ano, ao longo dos 20 anos de vigência, por um projeto de lei complementar (PLP). A medida visa reaquecer a atividade econômica mais forte e sustentável. É aquela coisa: se a economia for estabilizada, o País volta a crescer e gerar mais emprego, reduzindo a pobreza em escala maior que qualquer programa social.
            É bom lembrar que só depois que Dilma foi afastada profilaticamente da Presidência da República é que o povo (cansado e desiludido) teve real situação do Brasil. E a resposto veio de forma fulminante através do resultado das últimas eleições.
            Ora, o essencial é que, após anos de insensatez, há um firme compromisso de o governo Temer em recolocar ordem na casa. Sair da irresponsabilidade administrativa e política, de quem pôs o Brasil à beira da falência.
            Estão atirando pedra na Geni, na PEC 241. É lastimável que haja um pequeno movimento contra essa proposta. Não adianta o contorcionismo retórico para fazer uma coisa parecer outra. A cada nova crítica, verifica que o comentário fajuto vai-se dissipando. Considero, pois, uma tirinha sem graça, mal-humorada, além de não ser nada criativa.
            A verdade é que a farra foi muito grande. Chegou a hora de mudar.

                                                      
                                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                     lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                       Advogado e mestre em Administração

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário