segunda-feira, 29 de junho de 2015

Temporária habitação

       Seja pelas linhas retas e tortas, um dia, nosso coração irá parar de bater. Ocasião será o fim do nosso corpo e do nosso tempo no mundo, mas não será o fim. O corpo terreno é apenas uma residência temporária do espírito. A Bíblia chama nosso corpo terreno de “temporária habitação”.
            Tive essa reflexão espiritual quando recentemente assistia a missa de sétimo dia do falecimento de um grande amigo, que deixou a vida terrena para a vida eterna. A Bíblia diz: “De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre”.
            A Bíblia compara várias vezes a vida terrena a uma habitação temporária em um país estrangeiro. Aqui não é o seu lar permanente nem seu destino final. Você está só de passagem. Está nesse livro sagrado os termos como “forasteiro”, “peregrino”, “estrangeiro”, “estranho”, “visitante” e “viajante” para descrever nossa breve estada neste mundo.
            Ora bolas, a maior de todas as tragédias não é a morte, mas a falta de propósitos na vida. Sem Deus, a vida não tem propósito; sem um propósito, a vida não faz sentido. Sem um sentido, a vida não tem relevância nem esperança. A esperança é tão essencial para a vida quanto o ar e a água.
            Continuando na minha reflexão. No fundo, no fundo, a vida é apenas um ensaio geral, antes da verdadeira produção. Você passará muito mais tempo do outro lado – na eternidade. Este mundo é um lugar de preparação, a pré-escola, um exame prático para a vida na eternidade. É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo, a volta de aquecimento antes do início da corrida.
            O pastor americano Rick Warren, no seu livro “Para que estou na terra?” - tão leve e gostoso de ler - faz a seguinte pergunta: Como será a eternidade com Deus? E ele mesmo responde: Francamente, nosso celebro não é capaz de compreender a maravilha e a grandiosidade do céu. Seria como explicar a Internet para uma formiga. É inútil! Não foram inventadas palavras que possam expressar a experiência da eternidade.
            Aí é que tá: o único momento em que as pessoas pensam a respeito da eternidade é nos enterros, e mesmo nessas ocasiões são pensamentos frequentemente carregados de sentimentalismo/superficialidade, baseados na ignorância. Você pode achar que é mórbido pensar na morte, mas na verdade não é saudável viver negando-a, como se ela não fosse inevitável.
            Então. Espero que não haja algum desavisado em achar que tudo isso é babaquice, é retórica, é ficcional... Mesmo sabendo que a terra é apenas uma residência temporária.


                                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                              Advogado e Administrador de Empresas

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário