quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A maravilha do riso

 

            Quem não já leu ou escutou essa frase: ri é o melhor remédio para a saúde. Receita perfeita para atenuar o estrago da pandemia do Coronavírus, cujo registro de estabilidade nos números dos casos de infectados e de menos mortes já estão sendo contabilizados. 

            Aos meus olhos, o riso é o um poderoso antídoto para o estresse, a dor e o conflito. Nada funciona de modo mais rápido ou confiável para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio do que uma boa risada.  

            Que coisa mágica é essa que pode alegrar seu dia e o dia das pessoas à sua volta sem lhe custa nada? Um sorriso. No trânsito, nas lojas, nas filas, nas salas de espera, por onde você andar, semeie sorriso. E mesmo que não haja retribuição, não se importe: o seu sorriso faz bem a você.

            Conversa puxa conversa, outro dia, deparei-me com a declaração do palhaço e palestrante Marcio Ballas, ao dizer que o riso e a brincadeira são mecanismos que ajudam a ter algum alívio em meio à dureza da vida. A questão é aprender a dar risada de si, em primeiro lugar. Dentro de casa, se você colocou a máscara e percebeu que ela está ao contrário, tenha a liberdade para se divertir com isso.

            Nunca é demais lembrar que na política, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill (1874-1965) ficou conhecido pela sagaz ironia e os trejeitos típicos do humor inglês. Em reuniões do governo, não raro Churchill ria de si próprio, ou lançava mão de tiradas que desmontavam até os espíritos mais severos.

            Ah... Chorando de rir com as histórias contadas pelo paraibano, político e escritor, Zé Cavalcanti, no seu livro “Casca e nó”, que atualmente estou lendo. Uma série de fatos, fofocas e futricas pra você rachar de rir. Constatando, com isso, que o bom humor leva você para um lugar mais alto, de onde pode ver o mundo de uma perspectiva mais relaxada, positiva, criativa, alegre e equilibrada.

            Um sorriso tem tanto poder. Um sorriso pode mudar um dia, pode aproximar aquela pessoa que está distante e pode abrir portas que antes pareciam fechadas. Um sorriso é a tradução do sentimento de felicidade.

            Fala sério, meu! Ri, são outros quinhentos. Qualquer que seja o riso, sempre será resultado de um momento de alegria!

            Então: simplesmente, entregue-se e ria.

 

                                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA

                                                                Advogado, Administrador e Escritor  

               

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário