quarta-feira, 24 de junho de 2020

SUS: porto seguro da saúde


            Mantendo-me um pouco recolhido em apartamento por conta dessa teimosa pandemia (Covid-19) que não se acaba, eu tenho tido tempo para ler mais, refletir mais e pinçar, por indução, alguns temas do cotidiano para figurarem na publicação dos meus despretensiosos artigos.
            E a bola da vez (escolha) é o Sistema Único de Saúde-SUS, que não poderia deixar de ser no momento de excepcionalidade crise sanitária. Revelando-se de forma inconteste como porto seguro da nossa saúde, notadamente àqueles mais humildes.
            Acreditem: “Sem o SUS, é a barbárie”. A frase não é minha, mas traduz o que penso. Citação de autoria de Gonzalo Vecina, professor da USP, um dos sanitaristas mais respeitados do Brasil.  
Você, leitor atilado, sabe que antes desse sistema, só os brasileiros com carteira assinada tinham direito à assistência pelo antigo INPS. Os demais pagavam pelo atendimento ou faziam fila na porta de meia dúzia de hospitais públicos espalhados pelo país ou dependiam da caridade alheia, concentrada nas santas casas de misericórdia e em algumas instituições religiosas da saúde, a exemplo do Hospital Padre Zé.
Dói ver certas manifestações contra o SUS, com expressões toscas, exalando o bafo da morte, sem saber que esse sistema de saúde oferece gratuitamente o maior programa de vacinações e de transplante de órgãos do mundo. Seu programa de distribuição de medicamentos contra a Aids revolucionou o tratamento da doença comparada aos outros continentes.
            Em vez de criticar, ajude ao SUS para que não faltem recursos e gestão competente para investi-lo de forma que não sejam desperdiçados, desviados pela corrupção ou para atender a interesses paroquiais.
            Lembrando, ainda, que o SUS é o maior e o mais democrático programa de distribuição de renda do País. Enquanto investimentos no SUS cerca de R$ 270 bilhões anuais, o orçamento do Bolsa Família mal chega a 10% disso.
            Estamos juntos com o SUS, e juntos venceremos o vírus.

                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                    lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                   Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário