quarta-feira, 10 de junho de 2020

A crise econômica por conta da pandemia


            Resolvi expor-me, mais uma vez, contra certas medidas de algumas autoridades governamentais no tocante à abertura ou não dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, em tempos amargos de coronavírus.
            Ora, a decisão mais imediata é, sem dúvida, o combate à pandemia, buscando, onde possível, mitigar o dano econômico causado às pessoas, empresas e países. Segundo a FGV, as demissões pós-coronavírus já afetam 40% das empresas do setor privado. Tudo isso é surreal, é triste, é desanimador!
            Passam-se dias, semanas a fio, e nenhum movimento novo ocorreu para salvar as empresas, em termos da oferta de linhas de crédito. Até mesmo o presidente Jair Bolsonaro, destrambelhado e desembestado, não está sendo forte para peitar as Instituições Bancárias, apesar do aval de 80% do Tesouro Nacional caso haja inadimplências nas operações de crédito. Quem as defende esse comportamento impróprio merece o mais vigoroso repúdio.
            Para mim, que tenho o hábito de olhar as coisas referenciadas (típicas) ao Brasil, o que mais me chamou atenção nestes últimos dias foi um vídeo, virilizado pelas redes sociais, onde o motorista do transporte escolar da cidade de Cascavel (PR), fazendo um protesto sobre as dificuldades encontradas pela categoria durante o período de pandemia.
            Confesso que seu desabafo me fez quase chorar. Sincerão, humilde, porém dotado de uma verve cortante, com lágrimas nos olhos, assim esbravejou: “Estou rasgando aqui as minhas contas de água, luz, IPTU, prestação do financiamento do carro. Simplesmente por está parado. E mais: não tenho sequer dinheiro para sustentar minha esposa e dois filhos”.
            Numa hora dessa: cadê os nossos parlamentares? Deveriam, sim, estar lutando pela boa causa das empresas em apuros. Porém, como dizem, preferem acompanhar o enterro, mas não se deixam enterrar na companhia do falecido.

                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com              
                                                  Advogado e mestre em Administração

           
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário