terça-feira, 9 de junho de 2020

A sagacidade de espírito


             A enfermidade causada pela Coronavírus tem deixado muita gente confusa, com opiniões de infectologista para todo gosto. Sem falar do medo arrepiante de ser contaminado.
            O medo, em suas diversas dimensões, ocorreu recentemente comigo quando recebi uma ligação (celular) do meu filho Lincoln Junior informando-me que o resultado do seu exame tinha sido “positivo” para o Covid-19. Graças a Deus, em razão da sua juventude e das rápidas providências tomadas, seu caso foi de sintomas leves, só um grande susto!
            Esse episódio me fez lembrar do meu saudoso sogro, doutor Aldemaro Campos, uma pessoa inteligente, com uma sagacidade e uma astúcia incomum. Desprovido completamente de luxo ou vaidade. Para ele, seus filhos eram perfeitos, amando profundamente todos. Porém, tê-los era um aperreio por resto da vida. Batendo a mão no meu obro, ponderou: “Mesmo assim, se pudesse voltar ao passado, eu casaria novamente com a minha esposa e teria os meus abençoados filhos”.
            Caramba! Achava algo estranho nessa sua declaração, não obstante partindo de um homem altamente fraternal; até que nasceu a minha filha Larissa. Não foi preciso deitar em nenhum divã de psicanalista para compreender tal assertiva. Explico.
            Depois que seu filho nascer, você nunca mais vai ter sossego na sua existência. Você nunca vai dormir. Depois vem o perigo de ele bater a cabeça nas quintas das mesas, cair e meter a boca no chão, puxar panela no fogão. É um transtorno.
            Em suma: aí chega a preocupação com a adolescência, com as companhias, com a formação acadêmica, com o trabalho, com o casamento e com os netos, dando continuidade ao mesmo ciclo vivido pelos seus filhos. E apelar à sorte para evitar a eterna pergunta: “Meu Deus, onde foi que eu errei?”.
            Uma coisa é certa: pela grandeza da alma humana e pelo veemente amor a família, doutor Aldemaro, se retornasse no tempo mesmo, teria os filhos que teve e muito mais, apesar das adversidades que a vida nos impõe.

                                                     LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                         Advogado e mestre em Administração
                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário