quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Liderança da Mulher


             De outrora: o enclausuramento da mulher e o impedimento de relações desafiadoras, só restam, tão somente, lembranças e fragmentos históricos.
            Apesar de alguns (poucos) vieses caricatos sobre a mulher atual, moderna, é indiscutível o reconhecimento do seu estilo peculiar de Liderança Administrativa - nas organizações privadas ou públicas.
            Os homens já não mais ignoram o seu potencial profissional.  Seja no uso do poder, seja no trabalho de equipe, seja na eficiência interpessoal, seja na administração de conflitos, seja na intuição e solução de problemas etc.
            Essas habilidades aqui apontadas são na verdade funções simples e diretas como ouvir cuidadosamente e dar um posicionamento claro e direto. Tal singularidade repousa na atenção que as Líderes Femininas dão às sutilezas das interações humanas, a competência com que usa essas  destrezas e os resultados que suas abordagens produzem dentro das organizações.
            Não é à toa que, geralmente, as mulheres entendem a dinâmica dos relacionamentos humanos e estão mais interessadas nisso do que a maioria dos homens.  Elas têm melhores habilidades de percepção, são capazes de prestar mais atenção ao seu ambiente, de colher mais dicas e questionamentos, e ter empatia pelos sentimentos e reação dos outros.
            A mulher percebe claramente quando a outra pessoa está aborrecida ou magoada. O homem só desconfia que há algo errado depois de lágrimas, acesso de fúria ou tapas na cara.  Como perpetuadora da espécie e guardiã da cria, a mulher precisava ser capaz de captar mudanças sutis nas atitudes e no humor dos outros.  Daí a razão dessa qualidade quase que exclusiva.
            Assim, para o bem de nosso futuro, sem prejuízo inarredável da sua áurea feminina, esperamos que essa “liderança” seja cada vez mais acentuada e encorajada.


                            LINCOLN CARTAXCO DE LIRA
                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                               Advogado e mestre em Administração
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário