terça-feira, 30 de julho de 2019

Cuba em transição


            Uma visita a Cuba é uma espécie de viagem no tempo. Por causa dos prédios art déco ou dos carros antigos, principalmente da Ford e da Chevrolet. Além disso, é uma nação pacífica e estável, com belezas naturais e arquitetônicas excepcionais.
            Olhando adiante, observa-se que Cuba tem um alto nível de educação científica e cultural. O país desfruta de um sistema gratuito de saúde, o que explica a baixa mortalidade infantil, a alta esperança de vida e o fim de doenças tropicais. A segurança social é abrangente, e a delinquência, mínima. Pois é considerado um país mais seguro do mundo. O importante: as drogas não são um problema nacional.
            Na prática e no grosso, o maior problema de Cuba é ainda a falta da oferta de empregos. “Que adiante um alto grau de instrução e não termos remuneração decorrente desse conhecimento”, assim me foi revelado por um contabilista quando lá estive em 2015.  
            Fiquei deslumbrado com a frota de carros (décadas de 50 e 60) desse país. Quem usa carro é gente que tem dinheiro ou taxista. Praticamente todo mundo que tem um é mecânico – eles sabem montar e desmontar o próprio carro. Conseguem aproveitar peças de outro veículo ou fabricá-las.
            No passado, Cuba oferecia aos EUA recursos, lindas praias, uma música universal, rum, tabacos e belas mulheres. Serviu de centro de prazer para seus militares e mafiosos, proprietários de importantes hotéis e cassinos, onde proliferaram drogas.
            Infelizmente, agora, Donalt Trump reverte o pouco obtido com Barack Obama ao introduzir medidas que visam asfixiar definitivamente tal país. Não consigo enxergar atitude desse estadunidense. Ele tem que ver a situação cubana igual como ela é, não por um robô, um aspirador apenas ideológico, mas por um observador atento, sensível, inteligente.
            Vejam só: Cuba atualmente é um desastre econômico mas existem chances de tempos melhores. Não nos iludamos.

                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                             Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário