terça-feira, 16 de julho de 2019

Necessidade das reformas


            Vou pegar carona, surfar na crítica certeira feita pelo o ex-empresário Delir João Milanezi, quando diz, em alto e bom som, que a melhor venda que fizemos na Pisoforte, foi a da empresa. Chega de sindicato, de ações trabalhistas esdrúxulas, de fiscais do ministério do trabalho, da fazenda estadual, da receita federal, do CREA, do CRQ, do CRA, da Fatma, dos bombeiros, da Prefeitura, do capeta et cetera.
            Ainda que cauteloso nas palavras, porém com sua proverbial ironia e bom humor, confessa que agora, é só ir à CEF ver quanto rendeu a aplicação, torcendo para que os juros aumentem, e aproveitar o tempo para viajar. Infelizmente, neste país, empresário é taxado como safado ou sonegador.
            Para evitar esse tipo de situação acabrunhante, mais do que nunca, é necessário que ocorra a reforma da previdência, da tributária, das privatizações para melhorar o ambiente de negócios, de uma agenda que resgate a estabilidade e a confiança sem sobressaltos. Acabando, assim, com o clima de paralisação que atingem os pequenos negócios às grandes empreiteiras.
            Hoje, a legislação vigente, além sobrecarregar as classes menos favorecidas da população, frequentemente representa um trave para o desenvolvimento dos empresários e micro empreendedores.  A reforma tributária figura entre os principais itens da agenda de prioridade do governo. O Brasil ocupa o segundo lugar em participação das receitas tributárias no PIB (32%) em comparação a países da América Latina, da OCDE e grandes mercados emergentes. A Argentina é o único país que arrecada mais impostos que o Brasil.
            Espera-se que os políticos e os técnicos do governo não percam de vista o objetivo principal da reforma: um sistema tributário mais simples, menos oneroso e, portanto, mais eficaz, que arrecade as receitas que o Estado precisa, mas sem sobrecarregar o setor privado.
           
                           
                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário