quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Discos de vinil


            No domingo retrasado (28/7) assisti no Bessa Grill a um show maravilhoso com os remanescentes do Conjunto “Santanás”, “Os Selenitas” e “Across The Beatles”. Grupos musicais que me fizeram voltar a um passado gostoso que amava Os Beatles e Os Rolling Stones. Com os olhos fechados, viajei daquele momento para trás do tempo já um pouco esquecido da minha memória, onde a música já me refrescava, me renovava, me iluminava. O que foi bom ontem... Eternizamos hoje.
            É aquela coisa: o que seria do seu humano se não fosse as lembranças saudosas dos bons tempos! Tempos que a música mostrava sentimentos vivos e profundos. Assim, tão logo cheguei do referido show fui procurar nos meus guardados os discos de vinil que preservo com tanto carinho e zelo. Uma verdadeira preciosidade.  
            Tal como os livros, os discos garantem a perenidade física da música. Fiquei admirado quando li que a venda dos discos de vinil registrou um aumento de 22,3%, quando a comercialização dos meios físicos em geral apresentou declínio de 5,4%. Esse crescimento garantiu ao bom e velho vinil abocanhar 3,7% do total do mercado de música gravada. Nada mau para um formato que parecia morto.
             Os discos de vinil, carinhosamente chamado de bolachões, tiveram o seu domínio na música a partir de 1900 até o começo dos anos 90. Depois, caíram diante do avanço do CD e de outros formatos de áudio, como o MP3, até quase sumir do mapa.
            A gravadora Rocinante se confirma em seu próximo movimento: entre o fim de 2019 e o início de 2020 ela começará a operar sua fábrica de vinis, com capacidade de produção de 1.600 discos por dia. Há apenas outras duas em funcionamento no País, a Polysom e a Vinil Brasil.
            Fico feliz ver que essas feras da música, que não “penduraram as chuteiras”, estão de volta à ativa, seja através de show ou de disco de vinil. Ainda bem que venho de uma geração de belas músicas.


                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                              Advogado e mestre em Administração
               
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário