terça-feira, 7 de maio de 2019

Legado de Ayrton Senna


            Explico a gênese deste texto: eu estava em casa pensando, e falei para mim mesmo: tenho que fazer uma homenagem a esse grande brasileiro, chamado Ayrton Senna, pela passagem de 25 anos da sua morte.
            Devo confessar: se Ayrton ainda estivesse entre nós, com certeza ficaria roxo de vergonha dessa decadência moral e desse “fast food” de filosofia que atualmente atingem o coração do Brasil. Tanta de indignação e de hipocrisia, a política vai de fracasso em fracasso, como no samba de Antônio Maria.
            E lá se vão 25 anos. Nessa data (01/05/1994), no acidente em Ímola (Itália) interrompeu a sua vida. Ayrton era um apaixonado pelo seu país e queria que todos os brasileiros pudessem ter a chance que teve para desenvolver plenamente seu potencial e autonomia para escolher o futuro.  
            Continua sendo difícil substituir o profissionalismo e a credibilidade que ele tão bem emprestou ao esporte mundial. A sua performa como piloto iluminava o meu dia. As suas vitórias eram uma lufada de ar fresco nos nossos encontros dominicais. Ele defendia com unhas e dentes - mais dentes do que unhas -, o seu patriotismo. Imaginava sempre um futuro mais feliz e próspero para o brasileiro.
            Ao saber da notícia do grave acidente, abri meus olhos, fechei meu coração e fiquei sentado por uns minutos. Levantei-me e caminhei em direção a televisão e minhas primeiras palavras foram: não posso acreditar! A Fórmula I para mim acabou. Sim. A partir desse dia de comoção, nunca mais assisti uma corrida automobilística.
            Apesar da breve passagem por este mundo, ele conseguiu transformar a vida de muitas pessoas e inspirar tantas outras. E esse seu legado está representado hoje pelo Instituto Ayrton Senna, à frente Viviane Senna, onde já possibilitou a formação de 230 mil professores, impactando ainda mais 26 milhões de alunos em todo o Brasil.
            Lição que deixou Ayrton: não basta sucesso na vida, mas o propósito da vida.

                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                             lincoln.consultoria@hotmail.com.br
                                                           Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário