terça-feira, 16 de abril de 2019

Debate da reforma da Previdência


             A necessidade da reforma da Previdência é um consenso. Através dela será definido o rumo do nosso País para as próximas gerações. Aliás,  nunca estivemos tão próximos de um cenário positivo.
Aprovar a reforma o mais rápido possível é ingressar no círculo virtuoso de crescimento contínuo. É abrir as portas para retomar o grau de investimento perdido pelos desarranjos do passado. Vai libertar o Brasil do atraso crônico e projetá-lo para um futuro próspero, com menos pobreza e mais crescimento.
Os indicadores são alarmantes: são R$ 746 bilhões em gastos com aposentarias, pensões e benefícios assistenciais anualmente, consumindo assim 57% das despesas da União. É muito dinheiro. Equivale a toda produção de riquezas de países como Portugal ou Finlândia. O sistema está em exaustão.
É uma bomba-relógio manter as regras atuais da Previdência. Em quatro anos, ficará difícil segurar o teto de gasto. Pior: se nos próximos seis meses não houver uma sinalização clara sobre o avanço da reforma, em pouco tempo o dólar subirá, a inflação subirá e os juros também.
No embate de Paulo Guedes na CCJ, confesso que fiquei solidário com o ministro, face ao comportamento espúrio e antidemocrático da oposição (os esquerdopatas). Zona total. O amontoado de considerações sem sujeito e questões mal-entendidas. Sem ter um pingo de compromisso com o futuro do País. É uma pena, é uma tristeza, desse jeito não aposto um tostão furado nas propostas desses parlamentares, até porque já assisti a esse filme antes.
A oposição, com seu sarcasmo raivoso, que era governo até outro dia, sabe que as despesas do governo com a Previdência crescem de maneira explosiva, ou seja, a reforma é urgente e crucial. Não importa se você é de esquerda ou de direita, basta que saiba fazer contas para saber disso. Mas a esquerda, como sempre, no lugar de discuti-la, fica repetindo asneiras de que o projeto tira direito dos pobres, o que não é verdade.
Afinal: em defesa da reforma da Previdência, somos todos um só!


                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                      Advogado e mestre em administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário