terça-feira, 27 de novembro de 2018

Prática de novos tempos


            Posso estar enganado, mas o governador eleito pelo Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, tem dado demonstração de zelo e competência com a coisa pública; prometendo administrar o seu estado com as melhores práticas da iniciativa privada. Diferente do discurso engomadinho, que foge ao razoável e agride o bom senso.
            Realmente, a impressão inicial deixada por esse empresário de sucesso é que o seu governo será pontuado na meritocracia e na boa conduta. Até já firmou compromisso em cartório de só receber o seu salário de governador quando o estado atualizar o pagamento do funcionalismo.
            Para reequilibrar as contas de Minas (déficit anual de 7 bilhões) tem um plano baseado em três pontos. Primeiro é a redução drástica da despesa. Aí incluir reduzir as secretarias de 21 para nove e cortar pelos menos 80% dos cargos de indicação política. Vai acabar com privilégios do governador e secretários de quando tiverem de viajar até Brasília, pegarão um voo de carreira. Acabar com cabide de emprego nas estatais.
            Segundo ponto, atrair empresas e aumentar arrecadação de imposto. Fazer o estado deixar de ser inimigo de quem trabalha. E, por último, negociará a dívida de Minas Grais com a União, em troca de medidas de austeridade, que vão ser adotadas.
            Vasculhando minha memória e constatei que é preciso inovar, principalmente na gestão pública, desfazendo-se de equipes destruídas de respeito, algumas notadamente inconfiáveis e fracassadas. O momento que passa o Estado de Minas Gerais e o Brasil não permite omissão, neutralidade. Não existe certamente um único culpado pelo ambiente poluído de espertezas e de irresponsabilidades generalizadas. O antepetismo não pode servir de biombo para mergulhar o País nas trevas. Chega! Não adianta mais satanizar e demonizar.
            Enfim: Minas e o País precisam de pessoas que façam diferença. Uma espécie de triplo carpado com medalha de ouro.


                                       LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                        lincoln.consultoria@hotmail.com
                                        Advogado e mestre em Administração
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário