terça-feira, 13 de novembro de 2018

Copacabana


             Quando eu era muito pequeno, me ensinaram a ler e a respeitar os livros. Até mesmo deixar uma xícara de café em cima de um livro era considerado um pecado. O livro era reverenciado como se fosse um texto religioso.
            Até hoje só grato por tais ensinamentos. Esse sentimento é cada vez mais revelador quando li recentemente o livro “Copacabana – A trajetória do samba-canção (1929-1958), do escritor, instrumentista e jornalista Zuza Homem de Mello. Cujo autor dispensa apresentação, sendo um dos maiores conhecedores da MPB.
            Um das características emblemáticas de sua obra é que ele presenciou pessoalmente muito do que consta no referido livro, e isso dá um sabor todo especial a sua escrita. Faz isso sem nenhum traço de falsa modéstia. Para os leitores, é como se um velho amigo estivesse confidenciando algo que testemunhou e vivenciou.
            Em suas confissões e memórias, Zuza consegue a proeza de nos fazer reviver toda uma época (de baladas de amor e dor de cotovelo) do Rio de Janeiro, como se estivéssemos lá com ele, tomando banho e sol na praia mais famosa do mundo, passando no calçadão, indo ao cinema no Rian, assistindo a um show no Casablanca, tomando um uísque no Vogue ou cavando um convite para o Baile dos Cafagestes.
            O livro é simplesmente primoroso, principalmente quando aborda a vida de todos os principais compositores do gênero samba-canção e suas obras, como Ary Barroso, Noel Rosa, Herivelto Martins, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Maysa, Aracy de Almeida, Luiz Bonfá e outros.
            Interessante: toda essa produção artística na época foi registrada em discos de 78 rotações e nos primeiros LPs brasileiros de dez polegadas, executado ao vivo nas boates de Copacabana com uma singular cumplicidade da sociedade carioca.
            O citado livro merece louvor. Uma bela obra, condensada e explicativa. Sugiro a leitura para todos os admiradores pela história da boemia no Rio e da música samba-canção.

                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                     Advogado e mestre em Administração
               
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário