segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Momento da política


            Gosto muito quando Marx diz: “A humanidade nunca se coloca problemas que não possa resolver”. Pois bem. A mesma situação que gera o problema, e a consciência dele, gera também os meios para resolvê-lo. Logo temos uma questão política, isto é, um projeto para resolver o problema.
            Não é por acaso que a política é um recurso poderoso, civilizador. Está a serviço dos políticos e dos governantes, mas precisa contagiar os cidadãos, que são o fator que pode fazer a diferença. Será que assim tão difícil de entender?
            Infelizmente, o que se vê na TV são alguns candidatos dizendo palavras soltas, sem nenhum compromisso com a realidade cruel em que nos encontramos. Poucos se preocupam em explicar a origem dos recursos para suas mirabolantes promessas. Chega de viver no mundo da fantasia. A nação não aguenta mais essas piruetas demagógicas.
            Em tão pouco tempo da campanha, já dá para notar que o candidato expõe bravatas e inconsistências de sobra. Um monte de conversa absurda. Já tenho me perguntado como é possível uma criatura mudar de discurso tão radicalmente, sem nem perceber que se contradiz. Cinismo ou inconsciência? Maquiavelismo ou ignorância?
            Com agravante: os setores mais extremados acabam por não ver os adversários como pessoas de opiniões e interesses diferentes em seu direito de disputar o poder; oponentes se tornam inimigos a serem eliminados da vida pública e hostilizados nas ruas. No limite, embute ameaça velada de violência. Não fica só nisso. Uma vez que já houve até tentativa de homicídio de candidato.
            É por isso que, se alguém me pergunta: “Política?”, eu respondo: “Sou a favor”. Pois é através da política que podemos mudar o rumo do nosso País, com projetos de longo prazo consistentes, independente de cores partidárias ou inclinações ideológicas, estando à frente brasileiros que adoram essa terra e que por ela querem lutar.
Voto não é artigo de consumo, que você compra ou não. O voto constitui a sociedade política. Pense bem antes de votar. Informe-se e decida.

                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário