segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O desastre museológico


            Lembro-me como se fosse hoje quando estive pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, no final da década de 70, em visita ao Museu Nacional; cujo acervo histórico foi formado ao longo de mais de dois séculos. Foi, sim, uma experiência indescritível.
            Agora, infelizmente, só cinza! Basta um olhar mais aguçado para perceber o que aconteceu com esse patrimônio cultural é de uma “desgraça anunciada”. Iria acontecer mais cedo ou mais tarde. É inadmissível e entristecedor o descaso das autoridades.
            Isso é um carma, um absurdo. Eu me senti péssimo. O Brasil decente que almejamos não pode aceitar uma situação como essa. À luz da grandeza do Museu Nacional, parecem apequenar-se os manifestantes (de última hora) que se postaram em protesto. Por que não fizeram isso antes?
            O incêndio do Museu Nacional consumiu milhões de peças; destruídas para sempre em apenas algumas décadas de cinismo, incompetência e corrupção estatal. Mais alguns meses e o assunto estará esquecido até a próxima tragédia. Simples assim, nesta nação sem noção. Óbvio, tudo obviedade, filme velho.
            Sem truque semântico, o que sinto nesta hora é um misto de tristeza e decepção. Sou brasileiro, mais zero nacionalista barato para esse tipo de coisa. O Museu Nacional havia sido inspecionado pelo Corpo de Bombeiro há dez anos. Diante do fogo, dos hidrantes não saia água.
            Quanto aos gestores responsáveis pela administração do Museu Nacional - todos agarrados ao poder e suas benesses -, deveriam ter tomado uma atitude: pedir demissão denunciando a falta de verbas para gerir a instituição. Foi isso que ocorreu com Adib Jatine quando lhe negaram recursos para o Ministério da Saúde.
            Chega às raízes do deboche, quando vejo que nos últimos anos o Rio de Janeiro inauguraram dois novos museus, o da Amanhã e o de Arte, enquanto que o Museu Nacional estava em completo abandono. Dá para entender isso?

                                      LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                       lincoln.consultoria@hotmail.com
                                         Advogado e mestre em Administração

               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário