terça-feira, 4 de setembro de 2018

Legado da cultura jornalística


            Quando tomei conhecimento da morte do jornalista Otávio Frias Filho (21/8), coincidentemente eu estava concluindo a leitura do “Manual da Redação Folha de S.Paulo”, edição 2018. Uma obra que exprime e demarca uma verdadeira escola de imprensa.
            O referido manual é um legado deixado por Otávio Frias, onde convoca a atividade jornalística como se ela fosse, mais que um ofício ou uma profissão, um estágio avançado de militância. Sob o pressuposto de que a difusão de informações confiáveis e opiniões qualificadas estimulam o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento das ideias e da sociedade.  
            Sou assinante da Folha há mais de 25 anos e presenciei as mudanças do jornal, em que Otávio atuava como seu diretor de redação. Sábio e visionário, ele fez muito pelo jornalismo apartidário e modernizador. Um brasileiro empreendedor, lúcido e democrático. Um intelectual tão humano e com um olhar atento às diversidades e à inclusão. Destacou-se ainda pela inteligência e capacidade de levar a notícia de forma plural e democrática. Segundo os seus amigos mais próximos, ele era de uma cortesia infinita, fosse com quem fosse. Não se preocupava a dar exemplo. Preferia escutar argumentos a dar ordens.
            A sua morte deixa a imprensa nacional de luto. Sempre respeitou o contraditório e ouvindo a versão dos mencionados em suas reportagens. Quebrou o monopólio do “pensamento único” da imprensa brasileira. A sua morte é uma perda para o jornalismo opinativo, sobretudo em um momento em que veículos sucumbem por não conseguirem se adaptar ao binômio qualidade-rapidez da notícia.
            Otávio se foi, mas nos deixa o exemplo de um grande jornalista, que ajudou a construir o maior jornal do Brasil, que em tempos difíceis combateu a ditadura e que participou dos movimentos pela redemocratização do país.
            Enfim, o Brasil perde uma referência, uma voz nobre e respeitada.

                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                               Advogado e mestre em Administração

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário