terça-feira, 28 de agosto de 2018

Debate sobre segurança pública


             Esse tema está no centro do debate eleitoral. O que senso comum enxerga é que ninguém aguenta mais o descaso com a nossa segurança pública. Erros são cometidos, e aos montes, não só pela falta de prioridade que a questão requer, como também, pela falta de gestão eficiente. Eu vos digo: estamos perdendo a luta da maneira mais abjeta.
            Todos os candidatos defendem como prioridade zero o combate ao crime. As propostas vão desde a criação de ministério e agência de segurança, ao aumento dos recursos e o armamento da população. Esperamos que não seja mais uma irremediável desilusão do batidíssimo clichê dos candidatos “salvador da pátria”.
            Quando se olha para a história, você vê que o problema da segurança pública sempre foi tratado com desdém pelos nossos governantes, os interesses foram outros. A pura, a santa verdade é que o crime organizado sempre esteve um passo à frente da polícia. Só ocorre pela desorganização e pelo inchaço do Estado.
            Nesse quadro deplorável de insegurança, o Estado de São Paulo se gaba de seus números: menor taxa de homicídios do país (de 8,02 por 100 mil habitantes); maior força policial da América Latina (um quadro de 120 mil policiais a serviço do estado); redução contínua de roubos de veículos desde 2014; escolas de formação de policiais que recebem profissionais de todo Brasil para aprender como são preparados os seus operadores que fazem do estado o “menos violente” do País.
            Por isso, não podemos errar em outubro! As consequências seriam danosas para todos os brasileiros, principalmente para aqueles mais necessitados e desprotegidos. O País tem pela frente uma encruzilhada que marcará não só os quatro anos, mas definirá o destino de uma geração. Cuidado: não caia no discurso mofado dos candidatos por aí. Que muita gente, como eu, torce o nariz. E que têm zero obrigação de dizer a verdade.
            Assim, investir em gestão de segurança pública - como o Estado de São Paulo -, é o melhor antídoto contra o improviso e o retrocesso no combate a criminalidade.


                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                    Advogado e mestre em Administração
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário