quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A crise dos Correios


            Neste espaço, através do artigo “Gestão dos Correios”, publicado em 02/06/15, eu já falava sobre a crise tremenda que atingiu a nossa empresa Correios e Telégrafos (ECT). De lá para cá, é ladeira abaixo. Ou seja: serviços ruins, preços altos, corrupção e incompetência. Afora o rombo bilionário no fundo de pensão dos funcionários.
            Mas é exatamente isso, sem tirar nem pôr um milímetro de exagero, o que está acontecendo com os Correios. O próprio ministro Gilberto Kassab, onde ela está sob as suas ordens, afirma que o governo não tem recursos para investir nos Correios e que a solução para salvar a empresa é cortar gastos ou partir para a privatização.
            Em minha santa ignorância, não sei o que está faltando para que os Correios seja privatizada. Aqui, neste periódico, na semana passada, li que a referida empresa na Paraíba tem um déficit de 40% no número de funcionários, falta de carteiro nas cidades, agências fechadas, gerentes acumulando serviço e insegurança nos postos de atendimento são alguns dos sintomas de um sucateamento risível.
            Outro dia, ao passar pela portaria do meu prédio comercial, deparei-me com um carteiro, aparentando cansaço, barbado, cabelos grisalhos e bigode à la Filipão. Muito civilizadamente, perguntei-lhe: - O que está acontecendo com os Correios?
            Olhou-me nos meus olhos e disse: - Tudo o que o senhor pode imaginar de ruim. Até a entrega do Sedex tiveram que locar um carro para fazer as entregas, pois o carro oficial está quebrado há mais de quinze dias.
            A essa altura do campeonato ninguém pode estranhar essa situação. Temos que tirar o poder do Estado onde não lhe compete. As empresas públicas nunca foram usadas para o “bem comum”, mas para o bem de quem está no poder. A concorrência leva a melhoria dos serviços e todos ganham, inclusive o consumidor.
            Devo parar por aqui. Que fique o registro: foi-se o tempo em que os Correios era exemplo de eficiência, zelo e credibilidade.

                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração





               


Nenhum comentário:

Postar um comentário