segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Males que vem para o bem


            Por esses brasis há uma literatura rica para as façanhas sobre o bêbado. Podemos dizer: um verdadeiro tratado etílico-científico àqueles que bebem. Que vai do bêbado caranguejo ao bêbado carrapato.
            Para felicidade deles, foi registrado algumas ações benéficas das bebidas alcoólicas, segundo pesquisas divulgadas na última edição da revista Veja (22/08), mostrando que o consumo semanal de “14 latas de cerveja ou 14 taças de vinho ou 14 doses de destilado” para os homens e “9 latas de cerveja ou 9 taças de vinho ou 9 doses de destilado” para as mulheres fazem com que se reduz em cerca de 50% o diabetes tipo2; 47% do surgimento de Alzheimer e 29% do infarto e insuficiência cardíaca.
            Foi o suficiente para que no dia seguinte, segunda-feira, logo cedo, meu velho amigo Cordeiro me telefonasse para dar essa grande notícia, coisa que eu já tinha lido. Dando seu testemunho, em primeira pessoa, sobre a sua experiência e as contradições da importância da bebida alcoólica. Falava com tanta propriedade, mais parecia que fosse o autor da pesquisa. Sem tirar sarro da situação: estava na essência, no âmago do seu entendimento arrasador.
Quando nos encontramos é aquela festa. “Choro de rir” de seu humor incrivelmente irônico. Descendente de portugueses, Cordeiro flerta com o estereótipo do machão ao mesmo tempo em que não esconde traços de doçura, amizade e paixão sincera pela boemia. “Não quero invadir a praia alheia e, data vênia, também não quero ninguém invadindo a minha”, diz com graça em referência ao seu habitar (do destilado).
Tudo o que você quiser saber sobre bebuns, pinguços, paus-d'água, beberrões e cachaceiros, ele sabe como ninguém. É um estudioso sobre o assunto. Nas suas viagens pelo Brasil, faz questão visitar bares, botecos e similares para colher histórias de personagens que fazem parte do porre da cultura etílica.
Quanto à pesquisa, a meu juízo, tudo é moderação. Até na bebida.


                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                             Advogado e mestre em Administração


               


Nenhum comentário:

Postar um comentário