terça-feira, 26 de junho de 2018

Em nome do meio ambiente


        Olha, mais do que nunca, precisamos mudar o mundo. Não se trata apenas de um simples clichê, mas de uma realidade cada vez mais presente entre nós, infelizmente.
            Digo isso, a partir de um vídeo, duração de 8 minutos, onde mostra como uma tartaruga sofre enquanto os biólogos retiram uma das narinas um canudo de plástico de mais de 10 cm de comprimento. O fato ocorreu no litoral da Costa Rica, no Oceano Pacífico. Calou fundo. Uma cena triste e revoltante!
            Tal vídeo teve repercussão em todo mundo. A exposição do salvamento do animal foi com a intenção de mostrar o quanto o nosso lixo é prejudicial para a vida marinha e quanto sofrimento ele causa aos animais desse habitat. Já que os oceanos recebem milhões de toneladas desse tipo de resíduos.
            É consumada bobagem, ou melhor, é desperdício de energia querer “desinfetar” o nosso planeta sem ter a consciência devida de nossas ações, pela ignorância que abunda. Não estamos aqui para demonizar as indústrias de plásticos, mas sim, conscientizá-las do mal que elas estão provocando ao meio ambiente, ao nosso futuro.
            A solução já existe: plástico biodegradável. O material lembra o polímero sintético tradicional, tanto pela consistência quanto por ser transparente. A diferença é que o plástico comum leva cerca de 500 anos para se decompor, enquanto o bioplástico se degrada em doze semanas, caso esteja em contato com o solo. Na água, a decomposição exige um pouco mais de tempo.
            A publicação norte-americana Science Advances divulgou outro dado alarmante: apenas 9% de todo o plástico fabricado na Terra é reciclado. O resto acaba incinerado quando chega aos lixões. Mas há uma parcela que, descartada à beira dos rios ou na praia, termina nos oceanos, já que o vento leva esses dejetos para as águas.
            Diante desse diagnóstico nefasto, somente pessoas sem um pingo de boa vontade parecem não perceber o mal que estão fazendo à natureza.


                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                  Advogado e mestre em Administração

               
               
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário