terça-feira, 3 de julho de 2018

Lixo zero


                                         
       A verdade, em português claro, nós sempre fomos um pouco vira-lata na questão de disciplina de meio ambiente. Todavia, há mudanças positivas ocorrendo no Brasil e no mundo quando o assunto é lixo, especialmente os plásticos descartáveis.
            Li esses dias de que, no início deste mês, foi realizado em Brasília o “1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero”, que promoveu uma intensa troca de experiências bem sucedidas de redução drástica de resíduos em algumas cidades, não só aqui como no mundo.
            É o caso, por exemplo, de Florianópolis, que aproveitou o encontro para se tornar a primeira cidade do Brasil a ter oficialmente um Programa Lixo Zero. De acordo com o Decreto nº 18.646, a capital catarinense elegeu como meta reduzir em 60% o envio de resíduos secos (materiais recicláveis) e em 90% de resíduos orgânicos para aterros sanitários até 2030.
            Como se vê, uma boa notícia. Na Câmara Municipal do Rio Janeiro também aprovou recentemente o banimento dos canudos plásticos descartáveis, que deverão ser substituídos por canudos de papel biodegradável e/ou reciclável.
            Trazer à luz essas medidas é um começo. A farra da plasticomania é crime de lesa-planeta. Basta de irresponsabilidade. Até a empresa Coca-Cola acordou para esse problema que é genuinamente solúvel. Em Davos, no “Fórum Econômico Mundial”, ela demonstrou a intenção de reciclar até 2030 uma quantidade de embalagens equivalente a tudo o que for produzido pela empresa no mundo inteiro.
            A China, por sua vez, rendeu-se ao combate ao plástico descartável. Tomou a decisão de não mais receber resíduos de países ricos. O que vinha sendo um negócio lucrativo desde a década de 1980. Porém, vinha entupido a China de lixo.
            Ainda bem. São medidas como essas, alvissareiras, que nos fazem acreditar na sensibilidade humana. 

                                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                                 Advogado e mestre em Administração

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário